Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

ESTÂNCIA: DECORAÇÃO JUNINA E CORTEJO DA SALVA SERÁ HOJE

Por Walisson Jardim

A cidade de Estância, Capital Brasileira do Barco de Fogo, localizada na Região Sul do Estado de Sergipe, distante 68 km da capital (Aracaju), recebe sua decoração junina no centro da cidade e apesar da crise, haverá Trio Pé de Serra, Corrida de Barco de Fogo, Quadrilhas, Grupos Folclóricos, Batucadas, Show de Espadas, Reisados e outras atrações culturais durante o período da festividade, que iniciará nesta terça-feira, dia 31 de maio, com o cortejo junino.

Durante o mês junino, a cidade valorizará os artistas da terra, incentivando as manifestações culturais.

A Tradicional “Salva de São João” acontecerá ás 20h, com o cortejo junino, saindo do Complexo Turístico do bairro Porto D’Areia, percorrendo as principais ruas da cidade, chegando à Praça Barão do Rio Branco, com a bênção da fogueira e hasteamento da bandeira. Após o arrastão junino, haverá muito forró Pé de Serra no Arraial de Tradição, Cultura e Arte “Espaço do Cebinho”.

Esse ano, a administração municipal estará homenageando o ex-vereador, fogueteiro, repentista, poeta e mestre da cultura estanciana, Enoque dos Santos.

FECULTART

Nos dias 03, 04 e 05 de junho, a prefeitura municipal realizará na Praça Barão do Rio Branco, a FECULTART – Feira de Educação, Cultura e Arte, das escolas do Sistema Municipal de Ensino, com o objetivo de resgatar a história e a cultura do nosso povo. Em 2016, a feirinha traz como tema: “Nordeste, uma nação de riquezas: Estância enaltece sua gente, Cultura e Beleza”, envolvendo um público de aproximadamente 12.000 (doze mil) participantes, em sua maioria professores, gestores, técnicos e alunos do Sistema Municipal de Ensino, que busca trabalhar as questões de pertencimento cultural e apresentará as produções de nossos alunos, através de atividades pedagógicas e culturais desenvolvidas nas escolas, fomentando-se a memória coletiva de nossa gente.

 

Leia também