Aracaju, 18 de abril de 2024

Filarmônicas enriquecem cultura em Santa Luzia do Itanhy (Foto assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
13348675_1291066984240974_1606990429_n

Foi uma tarde-noite de muito proveito cultural e social no município de Santa Luzia do Itanhy, domingo, 29. Crianças, jovens e adultos, muitos integrantes das filarmônicas participantes e outros moradores da própria cidade anfitriã de sete bandas de música, que vieram de outros municípios trazer a sonoridade de cada instrumento musical, tocado por garotos e garotas que querem o bem o melhor para si. Algumas dessas bandas, acolhem adolescentes que se distanciam do mundo da marginalidade. Por isso, é de suma importância o trabalho de inclusão social, desenvolvido por essas filarmônicas em Sergipe e a participação da sociedade e todas as autoridades constituídas. Se não houver somação de todos, fica difícil tirarmos os jovens dos caminhos perversos.

O município de Santa Luzia do Itanhy marcou um gol de placa, através de sua prefeitura, em realizar pela primeira vez o Primeiro Encontro de Bandas Filarmônicas. É sem dúvida um vento que sem o envolvimento de ‘cachaça e nem de ressaca’, pois envolve a música sadia e instrumental. E quem não foi perdeu muito.

O Encontro contou com a participação das filarmônicas Lira Carlos Gomes (Estância), União Lira Paulistana (Frei Paulo), Lira São Francisco de Assis (Cristinápolis), Lira Nossa Senhora da Conceição (Arauá), Lira Senhora Santana (Simão Dias), Lira Nossa Senhora da Conceição (Itabaianinha) e Banda Musical Abílio Leite (Itabaianinha).

A princípio, quando a chuva cessou, houve o desfile das filarmônicas, que saíram garbosamente pela área central do município, atraindo os olhares dos moradores que estavam dispersos nas portas de suas casas.

A concentração de todas as filarmônicas, aconteceu no Centro Cultural, no qual o povo apreciou as retretas executadas com talentos.

Na medida que cada banda fazia sua participação, recebia o Certificado de Honra ao Mérito. Estiveram participando da entrega: Sandra Muniz (secretária de Educação), Matias (integrante da Assistência Social), Marcão (chefe de transportes), Carlos Gomes (secretário de Administração), Gonçalo (secretário de Agricultura), Sivaldo Cardoso (membro da Academia Estanciana de Letras) e Joelma (coordenadora da Merenda Escolar).

Durante o evento, o representante da Cultura, Leno, passou às mãos do maestro Gilmar Correia (professor de música que já está no exercício para a implantação da filarmônica deste município), recebeu os instrumentos, que já foram comprados pela prefeitura, e repassou simbolicamente ás mãos dos garotos que comporão a filarmônica de Santa Luzia do Itanhy.

Depois, aconteceu para os músicos e maestros das filarmônicas, o sorteio de um violão, que foi ofertado pelo empresário César Soutelo.

O prefeito do município, Edson Cruz, que foi representado pela secretária de Educação, Sandra Muniz, agradeceu a todos os músicos, maestros e diretores das filarmônicas, a participação no Primeiro Encontro de Bandas Filarmônicas de Santa Luzia do Itanhy. A organização do evento foi do músico e radialista Magno de Jesus.

Assessoria de Comunicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também