01/06/16 - 00:01:07

APEGO À CULTURA?

DIOGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

O governador Jackson Barreto (PMDB) anda nas nuvens com a receptividade do PCCV pelos servidores. É isso que vem demonstrando desde ontem, depois que se reuniu com lideranças sindicais. Mas essa não foi a razão de ter deixado para o final de junho a decisão do nome que pretende ter apoio da base aliada.

Jackson ainda avalia a movimentação dos dois précandidatos, Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Zezinho Sobral (PMDB), através de pesquisas. É muito provável que o nome seja anunciado depois dos festejos juninos, tempo suficiente para acomodar partidos que participam do Governo e ter um resultado que não traga constrangimento a nenhuma legenda integrante da coalizão vencedora nas eleições de 2014.

A decisão de JB em prorrogar a decisão fez com que o PT cancelasse a reunião da Executiva, marcada para hoje, quando seriam definidos alguns quesitos propostos. A vontade real do PT, praticamente divulgada nesses últimos 15 dias, era a de apoiar o précandidato do PCdoB, ex-prefeito Edvaldo Nogueira.

Percebe-se mudanças entre as tendências que formam o partido, até já expostas pelo presidente Rogério Carvalho, cuja decisão pessoal é de seguir o governador Jackson Barreto, que tende a indicar Zezinho Sobral.

A Secretaria da Cultura para indicação do tesoureiro nacional do PT, Marcio Macedo, que não via com bons olhos caminhar ao lado do PMDB, em razão do impeachment de Dilma Rousseff, provocou uma provável mudança de pensamento em favor do nome sugerido por JB. O PT abriria mão da vice, o que seria bom para as duas legendas a nível nacional.

Mas, um petista influente, bem ouvido e importante para a sigla, avisou ontem que “não faço parte de trocas”. E acrescentou: “e isso [a Cultura] não está em discussão”.

HORA CERTA

O governador Jackson Barreto (PMDB) manda um recado a précandidatos ansiosos: o comando da eleição municipal será do seu relógio.

Ainda não chegou a hora do anuncio do pré-candidato da base aliada.

SOCORRO

O vereador Betinho (PMDB), de Socorro, foi anunciado oficialmente ontem como o candidato a vice na chapa do précandidato a prefeito, Padre Inaldo (PCdoB).

Betinho pode fechar o apoio de Jackson Barreto (PMDB) ao padre.

ALGO MUDOU

O vereador Emmauel Nascimento (PT) diz que acompanhará a decisão de Rogério Carvalho quanto ao candidato a prefeito de Aracaju.

Rogério tem preferência por Zezinho Sobral (PMDB).

ADIADO

O encontro da Executiva do PT, marcado para hoje, foi adiado. O PT faria as primeiras discussões dentro do partido para definir candidaturas.

É que Rogério Carvalho ainda está conversando com demais articulações.

ANDA BEM

Saiu do forno uma pesquisa que coloca no páreo na disputa pela Prefeitura de Aracaju, Valadares Filho, Edvaldo Nogueira e João Alves Filho.

Valadares deu alguns tiros ao alto.

ANIMADO

Valadares Filho está conversando com lideranças municipais e visitando bairros nos finais de semana e reconhece que seu nome é muito bem aceito em todos os locais.

Conta a seu favor, o mais abaixo índice de rejeição.

FOTOGRAFIA

Circula nas redes uma foto do ex-prefeito Edvaldo Nogueira, com o presidente Temer, com texto que “pressupõe apoio à interinidade do presidente”.

A foto é de 2011, quando Edvaldo, como prefeito, recebeu o vice-presidente.

CONFUNDIR

Aliados de Edvaldo têm certeza de que a foto tem o objetivo de confundir a militância do PT, em relação à posição política do ex-prefeito.

– Mas isso não o atinge porque a sociedade conhece Edvaldo, disse um deles.

ENCONTRO

Governador Jackson Barreto em conversa com senador Ricardo Franco (DEM) e lhe pediu que interferisse junto ao ministério da Educação, para liberação de recursos.

Seria para finalização da UTI neonatal da maternidade do Hospital Universitário.

SUGESTÃO

Se não fosse possível a liberação, Jackson sugeriu uma força tarefa da bancada de Sergipe para que colocassem emenda em favor desse projeto.

Com a UTI neonatal do HU, reduziria a demanda da Nossa Senhora de Lourdes.

SOLUÇÃO

O senador Ricardo Franco vai esperar o deputado Laércio Oliveira (SD) retornar do exterior para tentar reunir a bancada de Sergipe e expor o pedido de JB.

Depois voltaria a conversa com o governador sobre o assunto.

RECLAMA

Alguns servidores reclamaram do PCCV, mas foram exatamente aqueles que não aderiram ao plano e agora vêem que deram uma mancada.

Esses servidores preferiram ouvir orientação de seus sindicatos.

CLAREZA

O prefeito João Alves Filho (DEM) deixa clara a sua disposição de disputar a reeleição e seu nome reage nas pesquisas realizadas por adversários.

Tanto que os demais précandidatos anunciam que estão no segundo turno.

VIEIRA

O sargento Vieira (PDT) fala que a integração na Segurança Pública, não pode ser só nas ações policiais, mas sim no processo de valorização.

Sem isso a integração não se sustenta.

PROCESSO

Não foi posto em pauta, ontem, o processo que pedia a nulidade dos votos que elegeu o prefeito de Itabi. Deveria ter sido julgado na terça-feira da semana passada.

Com a nulidade assumiria Valdione Sá, que morreu na véspera.

REUNIÃO

Hoje em Brasília reúnem-se as Diretorias Nacionais do PRB e PSB. Pauta principal será as eleições municipais e possibilidade de alianças em todo País.

Miram o apoio do PSB à candidatura de Marcelo Crivella a prefeito do Rio.

ALMOÇO

Em Aracaju, o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) almoçou com o deputado Jony Marcos (PRB). Edvaldo quer o apoio do partido para disputar a Prefeitura.

Terão novas conversas sobre o assunto.

HELENO

Prefeito de Canindé, Heleno Silva (PRB), candidato a mandato majoritário em 2018, diz que “a hora é de conversas e conversas, embora pese a decisão da Direção Nacional”.

Mas, por outra parte, o partido a nível regional seguirá o que melhor lhe favorece.

Notas

Merenda – Em uma inspeção surpresa em 200 escolas no estado, fiscais do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo encontraram ontem alguns escorpiões e um pombo no mesmo ambiente em que estava a merenda que seria servida aos alunos de um dos estabelecimentos de ensino.

0x0

Hipócritas – O Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram a Operação Hipócritas, que investiga esquema de fraudes em perícias médicas de processos trabalhistas praticado por médicos de São Paulo e do interior paulista. Segundo o MPF, esta é a maior investigação sobre fraudes em perícias já realizada no país.

0x0

Legado – A Executiva Nacional do PT aprovou ontem uma resolução em que critica o governo do presidente interino Michel Temer e conclama a militância para defender o legado dos governos Lula e Dilma Rousseff. A direção do PT estimula os militantes a “fortalecer” as ações do partido nos estados.

0x0

Trans – A lista de chamada e a ida ao banheiro não serão mais motivo de constrangimento para alunas e alunos transexuais do Colégio Pedro II, no Rio. Esses estudantes podem usar o nome social, designação pela qual a pessoa trans se identifica e é reconhecida, desde que a direção autorizou a mudança nos documentos.

0x0

Conclama – Com a queda de dois ministros em menos de três semanas, o PT intensificou as críticas ao governo Michel Temer (PMDB) e conclamou a militância petista a aderir a uma grande manifestação contra o peemedebista no dia 10 de junho, que poderá se transformar em um dia de greve geral.
0x0

Liberdade – O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL) defendeu ontem a liberdade de expressão e de manifestação e negou que tenha tomado iniciativas para “embaraçar” qualquer um dos Poderes da República. Renan aparece em gravações fazendo críticas à operação Lava Jato.

Conversando

Passa – No Congresso maioria dos parlamentares não tem dúvida que o impeachment passa. Um deputado de Sergipe avalia que “ruim com Temer, pior com Dilma”.

Balanço – Após almoço com líderes, André Moura (PSC) deu uma coletiva fazendo balanço positivo das pautas abordadas.

Violência – Michel Temer acha que “A violência deve ser banida e para isso é importante atuação conjunta da União com os Estados”.

Devolução – André Barros diz que muitos comissionados devem ser demitidos após devolução dos aposentados ao Legislativo e Judiciário.

Erros – Sukita aponta erros do seu processo q demonstram perseguição polícia. Diz ser o único político de Sergipe a falar diretamente com o eleitor.

Histórico – Secretário de Comunicação, Sales Neto, diz que hoje [ontem] é um dia histórico para os servidores do Governo do Estado, com implantação do PCCV.

André – Ministro Gilberto Kassab agradeceu a atenção de André Moura e se prontificou a analisar os processos em tramitação solicitados por ele.

Sugestão – Sargento Edgard sugere a Temer que, antes de nomear alguém, pergunte a Machado se ele tem alguma gravação da pessoa a ser nomeada.

Agosto – A campanha eleitoral para prefeito e vereador se inicia em agosto. Há tempo demais em pensar quem deve ou não ser candidato.