Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Governo participa da Semana dos Alimentos Orgânicos 2016 (Foto: Jadilson Simões)

JADILSONSIMOES

Evento promove a conscientização sobre benefícios da produção orgânica

Para conscientizar a população sobre os benefícios dos produtos orgânicos e as vantagens desse sistema de produção, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza, em 23 estados e no Distrito Federal, a Semana de Alimentos Orgânicos 2016. Iniciadas nesta terça-feira, 31, as ações são promovidas no estado pela Comissão de Produção Orgânica do Estado de Sergipe (CPOrg-SE), e prosseguem até o próximo domingo, 5 de junho.

O evento promove um diálogo com a população, a fim de mostrar como é realizada a produção orgânica e quais os seus benefícios, através de trabalhos de conscientização em espaços de concentração do público consumidor. Nesta quarta-feira, 1º de junho, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe recebe uma ação de panfletagem, durante a Feira de Orgânicos da Associação de Produtores Orgânicos do Agreste (Aspoagre), a partir das 08h.

Na quinta-feira, 02, será a vez do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh) fazer a sua parte, durante a Feira da Agricultura Familiar que acontece no pátio da Seidh, a partir das 06h.

“Além da Feira, também estamos inseridos em todas as outras ações, já que participamos da Comissão de Produção Orgânica do Estado. Mas, durante a Feira, que acontece quinzenalmente na Seidh, distribuiremos mudas orgânicas de verdura ou frutíferas, e panfletos acerca da produção orgânica”, explica a Diretora do DSAN, Lucileide Rodrigues.

Para ela, o debate do assunto tem grande importância, em todas as esferas. “A produção orgânica beneficia tanto quem planta – já que o produtor não estará em contato com os produtos químicos – quanto o meio ambiente e a população que consome esse tipo de produto, que é livre de agrotóxicos e, consequentemente, mais saudável”, concluiu.

As ações da semana, que serão o primeiro passo da 12ª edição da campanha anual “Produto Orgânico Melhor para a Vida”, prosseguem nos dias 3 e 5 de junho, na Secretaria de Estado da Educação (SEED) e no Mercado do Augusto Franco, respectivamente. No primeiro dia, contou com o Seminário “Importância dos Alimentos Orgânicos: da produção ao consumo” e uma mostra de produtos orgânicos de Sergipe, realizados no Serviço de Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Texto: Catarina Soares

Edição: Rebecca Melo

Leia também