Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Hemose realiza treinamento para técnicos e biomédicos (Foto Ascom SES)

59fe315d3d36053210b1dfe58fa5db7

A capacitação em Imunohematologia tem como finalidade garantir a segurança transfusional dos pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está realizando o treinamento para técnicos em laboratórios e biomédicos que trabalham nas Agências Transfusionais (ATs) instaladas nos hospitais e maternidades públicas do Estado. A capacitação em Imunohematologia tem como finalidade garantir a segurança transfusional dos pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A atualização é uma parceria das gerências da Hemorrede e o laboratório Imunohematologia do receptor. “A iniciativa visa estabelecer padrões de atendimento e procedimento para as atividades nas agências em consonância com a legislação vigente preconizada pela Política Nacional do Sangue do Ministério da Saúde”, destacou a gerente da Hemorrede, Mariamalia Newton Andrade.

Ela relatou ainda que os processos de qualificação e de melhorias contínuas na prestação dos serviços também contemplaram uma qualificação profissional para médico responsável técnico em Hemoterapia.  “Esse trabalho realizado pelo Hemocentro de Sergipe quer assegurar uma segurança transfusional cada vez mais efetiva, com o envolvimento de médicos, enfermeiros, técnicos de bancada, biomédicos e demais profissionais da saúde”, ressaltou a gerente.

Durante a capacitação realizada no laboratório Imunoreceptor  da unidade, os profissionais recebem orientações práticas sobre a técnica em gel, utilizada para realização dos testes pré-transfusionais, dentre eles, a prova de compatibilidade, pesquisa de anticorpos irregulares, prova cruzada, tipagem sanguínea e prova direta e reversa.  A técnica em gel é mais sensível que a técnica em tubo tradicional, e tem como principal benefício a maior segurança na realização das transfusões de componentes do sangue – concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas,  concentrado de hemácias hemoglobina S positiva, dentre outros.

De acordo com a gerente do laboratório Imunohematologia do Doador, a biomédica Ana Paula Prata, antes da transfusão sanguínea são realizados testes para verificar a compatibilidade da bolsa de sangue que será transfundida e o paciente (receptor). “Esses testes cumpre a legislação que estabelece as normas técnicas do serviço de doação de sangue”, disse ao informar que os procedimentos duram até uma hora quando a compatibilização é encontrada logo nas primeiras bolsas testadas.

Agência Transfusional

A capacitação para profissionais que trabalham na rede hospitalar com atividades práticas segue até o mês de julho. O hemocentro de Sergipe conta com cinco Agências Transfusionais (AT), unidades intra-hospitalares que realizam transfusões sanguíneas com a retaguarda do Hemocentro coordenador.

O armazenamento de hemocomponentes, a prova de compatibilidade entre doador e receptor, transfusão de plaquetas e hemácias liberadas são alguns dos serviços realizados nessas unidades. As Agências gerenciadas pelo Hemose estão localizadas no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Hospital Regional de Itabaiana, Hospital Regional de Lagarto e Hospital Regional de Estância.

Leia também