Aracaju, 29 de março de 2024

Reestruturação da Beira-Mar em fase experimental (Foto: Jairo Vieira)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
beira_mar

A obra de reestruturação viária realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) na Avenida Beira-mar, na antiga Rotatória do Caju está em fase de conclusão. Após o término, o local passará a ser chamado de Complexo Viário das Palmeiras.

A equipe de sinalização do órgão está instalando os semáforos inteligentes, que possuem câmeras de monitoramento do trânsito. Essa tecnologia permite que os agentes controlem o tempo semafórico a partir da Central de Monitoramento da SMTT. Os novos equipamentos também podem ser programados para tomarem decisões de acordo com o fluxo de veículos. Enquanto os novos equipamentos operam em fase experimental, a pintura da sinalização horizontal é concluída.

O tempo de espera nos cruzamentos da região será reduzido, passando da classificação F (mais de 60 segundos de espera) para a classificação E (15 segundos em média durante o dia). Essa redução do tempo dará mais fluidez à via, e consequentemente uma melhora na mobilidade urbana da cidade. Além disso, o ajuste das vias e a reestruturação da rotatória reduz a possibilidade de retenção no cruzamento.

De acordo com o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, nos próximos dias a obra será inaugurada e entregue à população pelo prefeito João Alves. “Estamos em fase de conclusão; a fase do acabamento, do retoque. Em breve faremos uma inauguração e a entrega da obra para os aracajuanos. Essa reestruturação viária trará importantes benefícios para a população, como mais segurança para pedestres e ciclistas, já que instalamos um semáforo para pedestres na descida da ponte, e mais fluidez ao trânsito, uma vez que reduzimos o tempo semafórico e instalamos a semafórica inteligente. Trata-se de um avanço significativo para a mobilidade urbana”, comemora Nelson.

Urbanização

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) replantou as cinco palmeiras que tinham sido levadas para o Parque Augusto Franco (Sementeira) e plantou outras 25, além de 14 ipês e cinco árvores pau-brasil. A área de urbanização do Complexo Viário das Palmeiras foi ampliada em mais de 500 metros quadrados.

Olímpia

Como parte da obra e em comemoração às Olimpíadas Rio 2016, a Prefeitura presenteou os aracajuanos com o monumento “Olímpia”, criado pelo artista plástico Ruy Andrade, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e residente em Aracaju há 16 anos.

Segundo o artista, o monumento foi pensado a partir da preocupação de colocar a cidade no patamar de cidades de países desenvolvidos. “O aracajuano deve se orgulhar de mais essa obra de arte que passa a fazer parte da cidade. Eu tenho outras 56 obras em Aracaju e acho que essa está dentre as mais belas que já fiz, nivelando a cidade com outras de países europeus, por exemplo. É uma obra pós-moderna que combina com o espírito jovem e antenado de Aracaju. Os anéis olímpicos também serviram de inspiração. Resolvi colocá-los entrelaçados e com as cores oficiais para que a população logo pudesse reconhecer a referência”, afirma Rui Andrade.

O trânsito

Com a nova regra de circulação, o condutor que está na Avenida Beira-Mar, sentido Sul, e deseja retornar no sentido Centro, passa a ter um novo local para a manobra, logo no início do Complexo Viário das Palmeiras. Já o condutor que deseja acessar a Ponte Godofredo Diniz, que dá acesso ao Bairro Coroa do Meio, cruzará o Complexo aguardando a abertura do sinal localizado na Avenida Beira-Mar, entre as pistas de sentido sul e sentido norte, passando depois por outro semáforo na cabeceira da ponte.

O condutor que está na Ponte Godofredo Diniz, sentido Zona Norte, passa a ter a direita livre, parando somente quando o semáforo localizado na descida da ponte for acionado por algum pedestre ou ciclista. Já o cidadão que deseja seguir pela Avenida Beira-Mar, sentido Sul, deverá aguardar na faixa da esquerda. Esse cruzamento, assim como os anteriores, será controlado pelos semáforos.

Ascom AAN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também