02/06/16 - 07:46:05

Governador recebe cônsul honorário do Senegal (Foto Victor Ribeiro)

O engenheiro Kleber Farias Pinto é sergipano de Propriá e visitou o governador nesta quarta-feira, dia 1°

O governador Jackson Barreto recebeu na tarde desta quarta-feira, 1°, a visita de cortesia do Cônsul Honorário do Senegal em Brasília, engenheiro Kleber Farias Pinto, no Palácio de Veraneio. Sergipano de Propriá, o cônsul, acompanhado de sua esposa Ana Maria Farias Pinto, se colocou à disposição do governador para ajudar o Estado a buscar parcerias internacionais nas áreas comerciais e culturais com o Senegal. Ele também revelou que é o único engenheiro sergipano vivo que ajudou na construção de Brasília.

No início deste ano, o Clube de Engenharia e Arquitetura de Brasília prestou uma homenagem aos 22 engenheiros que trabalharam na construção da capital federal e que ainda estão vivos. Kleber Farias Pinto era o único sergipano. Ele chegou a Brasília em 1958, com apenas 27 anos, para trabalhar como engenheiro da Novacap, empresa criada pelo o então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, para construir Brasília. Foram mais de cem engenheiros convocados para construírem uma cidade com capacidade para 500 mil habitantes.

O cônsul presenteou o governador com um CD contendo músicas de Bossa Nova, que eram apreciadas pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek. Ele também entregou cópias de fotografias e de notícias de jornais em que ele aparece com os ex-presidentes JK e Getúlio Vargas.

Acompanhado da representante do Governo em Brasília, Conceição Vieira, o governador agradeceu a visita, destacou a importância da construção de Brasília para o país e a disposição dos engenheiros para desbravar o planalto central, enfatizando a presença dos sergipanos entre esses desbravadores. Jackson Barreto presenteou o cônsul com um azulejo com a imagem do Palácio Olímpio Campos, pintada pelo artista plástico sergipano Tintiliano, e um livro de fotografias de Sergipe intitulado Do Litoral ao Sertão, dos também fotógrafos sergipanos Márcio Dantas, Márcio Garcez e Lúcio Teles.

Fonte ASN