Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Revitalização do Balneário Bica estão sendo finalizadas (Foto: Jorge Reis)

- 1

Um local com 2.569m² de área construída para lazer e diversão em Lagarto. É com esse objetivo que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e execução da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) realiza as etapas finais para conclusão da obra de revitalização e ampliação do Parque Aquático Balneário da Bica.

Com 90% da obra pronta, o parque tem investimentos na ordem de R$ 5.307.782,06 compreendem a revitalização e ampliação do balneário localizado às margens da Avenida Contorno (Rodovia SE-270) e ocupa uma área de 27.089,81 m².

Os serviços de revitalização e ampliação correspondem à reforma do anfiteatro e da antiga guarita, construção de um pórtico, bloco administrativo com duas salas, departamento médico, dois blocos de banheiros (12 sanitários em cada um), seis quiosques (dois para a venda de cocos e quatro destinados a piqueniques), 45 bancos de concreto espalhados por todo o espaço, novas instalações elétricas e hidráulicas, casa de bombas, casa de lixo.

Na parte de reforma foi feita a recuperação e rebaixamento de três fontes, recuperação de quatro chafarizes, dos pilares e do muro gradeado em volta do espaço, rebaixamento do córrego, além da revitalização das duas quadras de esportes.

A área de lazer será contemplada com um parque infantil, pista para caminhada, pergolado, 39 mesas de jogos com quatro bancos cada uma, três piscinas com profundidade de 0,70 m, 1 m. e 1,70 m, sendo que em todas elas foram instaladas corrimões em inox e escadas, além da aplicação de pedra mineira em seu entorno e 16 chuveiros.

No bosque foram preservadas as dezenas de espécies de árvores existentes (entre elas amendoeiras, jenipapeiros, mangueiras, palmeiras, mulungu), realizada a limpeza da vegetação, além do plantio de diversas mudas de ipê amarelo, umbaúba, palmeiras imperiais, pau-ferro e um grande número de plantas nativas.

Ainda na área verde foi construído um posto policial, um mirante e um espaço de convivência, sem contar que em todo o espaço do balneário foram plantados 2.600 m² de grama verde-esmeralda.

“Por esses dias já vamos encher a piscina para fazer testes se está tudo funcionando perfeitamente, instalaremos as bombas dos chafariz, e luminárias. Estamos aguardando chegar os equipamentos do parque, terminaremos o paisagismo, e por fim faremos os últimos retoques e limpeza para entrega. Como agora iniciou-se o período de chuvas fica um pouco mais lento a finalização, mas como a obra está praticamente concluída, até agosto terá sido acabada e pronta para entrega”, garante Valmor Barbosa, secretário de Estado da Infraestrutura.

Para iluminação do espaço, foram instalados 23 postes de 16 metros com luminárias de quatro pétalas e 66 luminárias decorativas com capacidade para uma, duas e quatro lâmpadas.

Acessibilidade

Para dar acessibilidade ao local foi aplicado piso direcional em toda a área, construídos quatro banheiros e quatro chuveiros adaptados, além de diversas rampas, de modo que a pessoas com mobilidade reduzida terão acesso a todos os ambientes do balneário.

O secretário Valmor Barbosa disse ainda sobre a importância do resgate desta área que já faz parte da historia do município e que estava abandonada. “Além de inserir o município nos destinos turísticos da região e fomentar a economia, ao revitalizar o balneário bica, o Governo do Estado faz um resgate à história de Lagarto, pois, recupera um espaço público que está ligado diretamente à memória do seu povo e, essa ação executada se torna gigantesca não pelo valor investido, mas pelo valor afetivo e histórico”, afirma.

Por: Amanda Melo

Leia também