03/06/16 - 06:03:27

Ações solidárias contribuem com 11.323 doações de sangue (Foto SES)

Bom desempenho contou com a colaboração de doadores regulares, além das campanhas organizadas por parceiros

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) contabilizou, nos primeiros cinco meses deste ano, 11.323 doações de sangue. O bom desempenho contou com a colaboração de doadores regulares, além das campanhas organizadas por parceiros como: associações de doadores de sangue, igrejas, instituições, públicas e privadas e demais segmentos da sociedade civil organizada.

A gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, assistente social Rozeli Dantas, ressalta que, de forma geral, as doações permanecem estáveis. “Nesses cinco meses observamos um bom comparecimento de voluntários na unidade. Essa adesão ao serviço é resultado da responsabilidade social dos doadores regulares e familiares de pacientes internados, que mobilizam a comunidade através de pedidos de doação de sangue em veículos de comunicação e nas redes sociais para colaborar com o serviço”, informou.

Somente nos últimos dois meses, abril e maio, o serviço registro 4.788 doações de sangue, comparados ao mesmo período no ano de 2015, foi verificado um aumento de cerca de um por cento, o que comprova a estabilidade das doações. “O movimento da doação acompanha a demanda dos hospitais. Se ocorre o aumento nas solicitações por transfusões sanguíneas, consequentemente a doação apresenta um acréscimo no número de voluntários interessados em doar para ajudar esse público”, ponderou.

Rozeli explica que o sangue coletado no Hemose atende a demanda transfusional da rede hospitalar do Estado. “As doações são essenciais para manutenção do estoque. Após a realização de alguns testes e análises sorológicas esse sangue é processado em diferentes hemocomponentes para atender a pacientes em tratamento oncológico, renais e também aqueles de cirurgias eletivas”, detalhou a gerente de Captação.

Projetos regulares

O Hemose trabalha com o objetivo de fidelizar doadores de sangue e grupos solidários, que contribuem a cada três meses com o serviço através de projetos sociais a exemplo do projeto Vidas por Vidas, Galera Sangue Bom, Aquidabã Sangue Bom, Somos Doadores, Universitário Sangue Bom, Vigilante Sangue Bom, Mãos que Doam Vida de Simão Dias e Mãos Amigas Sem Fronteira de Poço Redondo, dentre outros.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. No momento do cadastro no Hemose, é obrigatória apresentação de documento de identidade original, com foto e válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte SES