Aracaju, 28 de março de 2024

SMS realiza mais de 250 atendimentos no Agita Augusto Franco (Foto: Ascom/SMS)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
phmbnail

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp), realizou nesta sexta-feira, 3, o “Agita Augusto Franco”. O evento começou com uma caminhada que saiu Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco em direção a praça da Juventude, onde foram ofertados diversos serviços. Durante  toda a manhã foram feitos 253 atendimentos, sendo 58 aferições de pressão, 37 exames de glicemia, 52 testes rápidos de HIV, Sífilis e hepatite, 56 aplicações de vacinas, 27 avaliações nutricionais e 23 atendimentos com médico homeopata. Quem esteve presente também participou de aulas de alongamento e ginástica laboral.

O evento foi idealizado pelos profissionais da USF Augusto Franco com o propósito de combater o sedentarismo, como explica a apoiadora da região,  Leyde Rayane de Brito.“Nossa intenção aqui hoje é cuidar do bem estar da população do conjunto Augusto Franco. Para isso, trouxemos para a praça diversas ações de promoção, prevenção e diagnóstico desenvolvidas com a ajuda dos  estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Tiradentes (UNIT)”.

O secretário municipal de Juventude e Esporte,  Carlos Eloy, acompanhou de perto as atividades. “Essas ações demonstram a preocupação da Prefeitura de Aracaju em oferecer serviços de qualidade para a comunidade. É louvável essa iniciativa de sair dos prédios e ir até os locais públicos disseminando a importância da atividade física e promovendo a qualidade de vida”.

Os estudantes do curso de farmácia da UFS levaram mudas de plantas medicinais para distribuir para a população. “A gente sabe que muita gente utiliza as plantas de forma incorreta sem saber ao menos para que serve cada uma delas , por isso hoje estamos orientando a comunidade aqui do conjunto e também fazendo a distribuição de algumas mudas”,  disse o acadêmico Alex Silveira.

Já o doutor Agnaldo Santos, médico do PSF, levou até a praça medicamentos homeopáticos para orientar a população quanto ao uso deles. “Hoje em dia, ainda existe muita resistência a esse tipo de medicamento, então, essa é uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas e explicar para as pessoas os benefícios do tratamento homeopático”, enfatizou.

A aposentada Clara Marise, de 70 anos, aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde. “Assim que vi a movimentação aqui, na praça, eu vim logo para conferir minha pressão  arterial e também a glicemia. Acho muito importante essas ações porque a gente realiza os exames de forma rápida sem ter que ficar em fila de espera”, comemora.

Fonte SMS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também