06/06/16 - 05:54:51

Alguns cuidados simples podem evitar que a gastrite se torne uma úlcera (Foto divulgação)

 

A gastrite é uma das doenças mais comuns que envolvem o sistema gastrointestinal e seus sintomas principais são sensação de queimação e dores no estômago, além de náuseas e refluxos, causados por uma inflamação aguda nas paredes estomacais.

Uma das causas mais comuns dessa doença é a bactériaHelicobacterpylori,que se hospeda no estômago e estima-se que cerca de 80% dos brasileiros estejam infectados por ela, porém é prejudicial para cerca de 5 a 15% dessas pessoas. Essa bactéria acabaenfraquecendo a mucosa estomacal,  possibilitando que o suco gástrico machuque as pareces do estômago.

Alguns cuidados, além do acompanhamento médico e da utilização de medicamentos adequados como o omeprazol, podem auxiliar a reduzir os sintomas e contribuir para a melhora de uma crise de gastrite. Mastigar bem a comida, por exemplo, contribui com o processo digestivo, já que é necessária uma menor quantidade de suco gástrico para digerir a comida. Evitar alimentos muito gordurosos também contribuem com a redução dos sintomas desagradáveis decorrentes de um quadro de gastrite, pois o processo de digestão desses alimentos é ainda mais lento.

Moderar o consumo de café e bebidas alcoólicas também é uma importante medida para evitar a evolução de um quadro de gastrite para uma úlcera, um machucado mais profundo no estômago e que tem como sintomas vômito, fezes com a presença de sangue e febre. O tratamento da úlcera é ainda mais complexo que o de uma gastrite, portanto é importante iniciar o tratamento o quanto antes.

Tabata Mertz

Mertz Assessoria1