Aracaju, 28 de março de 2024

Golpe baixo! Cerveró diz ter mágoa de Dilma Rousseff que “sabia de tudo, teve participação e sacaneou o companheiro”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Desde que pesou sobre ela as denúncias de crime de responsabilidade, desde que começou a trapolitizanmitação do processo de impeachment no Congresso Nacional, a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) adotou um discurso “vitimista” junto à opinião pública, de que estava sendo alvo de uma perseguição movida pela “elite brasileira” e pela “direita golpista”. Sempre a presidente disse não ter qualquer participação em esquemas de corrupção, que as denúncias contra elas eram falsas e sem um objeto concreto. E, justiça seja feita, com esse discurso, a petista conseguiu enganar muita gente. Até hoje, movimentos sociais e sindicais (financiados ou não) vão às ruas em defesa da gestão petista. Muitos artistas estão politizando seus palcos em defesa da presidente afastada.

Mas este discurso de “golpe” começou a perder força, sobretudo para a classe média. Eis que reaparece na mídia o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, aquele mesmo que todo mundo nega ter participado no processo de sua indicação para a estatal. Pois bem, a Folha de São Paulo expõe um vídeo, durante das tratativas de sua delação premiada, onde Cerveró “passa o cheque” em Dilma Rousseff, onde reafirma toda a mágoa com a ex-presidente que, segundo ele, tinha conhecimento de todo o esquema de corrupção, inclusive como presidente do Conselho de Administração da Estatal e que havia lhe “sacaneado” e “jogado no fogo” pela petista. Isso em torno da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, resultando em um prejuízo milionário para a Petrobras.

Em seu depoimento, não admite que Dilma Rousseff use como justificativa para o negócio a desculpa de que não tinha conhecimento do que se tratava e que depositou toda a confiança possível no relatório do então diretor da Petrobras.  “Primeiro que eu conheço a Dilma, e aí eu fiquei muito cabreiro. Embora eu conheça a intimidade da Dilma com o Delcídio, se a Dilma gostasse tanto assim de mim, ela não tinha me sacaneado –desculpe a expressão– há um ano, quase dois anos atrás, quando fugiu da responsabilidade dizendo que tinha aprovado Pasadena porque eu não tinha dado as informações completas”, disse Cerveró, no vídeo revelado pela Folha de São Paulo.

Em outro trecho da gravação, o ex-diretor da Petrobras argumenta ainda que “quer dizer, ela me jogou no fogo, ignorou a condição de amizade que existia, que eu acreditava que existia –trabalhei junto com ela 15 anos– e preferiu, para [se] livrar, porque estava em época de eleição, tinha que arrumar um Cristo. Então: ‘Ah, não, eu fui enganada’. É mentira! É mentira”, completou. Cerveró afirmou que Dilma sabia de tudo sobre a Petrobras e que, estatutariamente, a responsabilidade na empresa pela aquisição de ativos pertence ao conselho, que foi comandado pela petista.

Em síntese, essa delação de Nestor Cerveró tem conteúdo “bombástico” e praticamente coloca a presidente Dilma Rousseff em “maus lençóis”, numa situação difícil, tendo em vista que tudo isto pode acabar influenciando a opinião pública a pressionar o Congresso Nacional no julgamento de seu impeachment no Senado, que pode afastá-la em definitivo. A base de apoio de Dilma vinha festejando alguns equívocos cometidos por Michel Temer (PMDB), mas sentiu o golpe com essa delação. Em se tratando de Cerveró, é sempre bom dormir com um olho aberto e o outro também…

Bomba!

Politizando foi informada que há duas semanas os estudantes da rede municipal de Japaratuba estão com a merenda escolar suspensa. A empresa fornecedora dos alimentos está sem receber há mais de quatro meses e a prefeitura acumula uma dívida de quase R$ 1 milhão. Outros fornecedores também estariam reclamando dos atrasos.

Veja essa!

Setores da imprensa especulam que o PT estaria pressionando o governador para comandar mais uma secretaria na administração. Como perguntar não ofende, como ficaria a relação com o PSD dos Mitidieri (Luiz e Fábio) que há muito tempo têm demonstrado insatisfação com o espaço que eles têm na gestão?

E essa!

Vale lembrar também que Fábio Mitidieri foi o único deputado “não petista” que seguiu a orientação do governador para votar contra o impeachment de Dilma Rousseff e colocou a disposição todos os cargos federais que havia indicado em nome do projeto. Será que valeu a pena?

Dois pesos?

Os médicos de Aracaju já entraram em greve, já se manifestaram e exigiram a implantação do piso salarial. Agora, como perguntar não ofende, não soa estranho o Sindicato dos Médicos simplesmente silenciar em relação ao governo do Estado?

Entenda

Politizando explica: os médicos da Fundação Hospitalar de Saúde do Estado estão desde 2012 com um acordo coletivo vencido e não existe greve, não existe manifestação. Se as regras para os médicos concurseiros são as mesmas, será que estão fazendo “dois pesos e duas medidas” na relação com o Estado e com a Prefeitura de Aracaju?

Exclusivo!

Consta no Diário Oficial do Estado dessa segunda-feira (6), além de uma série de nomeações e exonerações (Agrese, Fapitec e Adema), o governador Jackson Barreto (PMDB) renovou, por mais seis meses, com dispensa de licitação, o novo contrato da Fundação Reviver, empresa terceirizada responsável pela administração do Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria.

Ainda Reviver!

Politizando chama a atenção que o Ministério Público já alertou o Governo do Estado sobre a necessidade de não se renovar esse contrato e procurar aproveitar os agentes penitenciários. Seria interessante que o presidente do Sindpenb se manifestasse sobre o assunto…

Tecnologia I

O governador Jackson Barreto exonerou dois competentes economistas que estavam a frente da Fapitec: Ricardo Santana e Josenito. O que chama a atenção da coluna é que para o lugar deles foi um cidadão que teria sido candidato a vereador de um município.

Tecnologia II

Comenta-se ainda que o novo presidente, José Heriberto Pinheiro Vieira, não tem a escolaridade necessária para ocupar o cargo, fato que deixou os cientistas envolvidos no Sergipe Tec bastante atônicos. Antes disso, o governo já havia exonerado o professor Patrocínio (ITPS) e Marcos Wandir, idealizadores do Sergipe Tec. E olhe que o Programa de Evolução Tecnológica, segundo o próprio governo propagava, vinha se desenvolvendo muito bem.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também