Aracaju, 29 de março de 2024

Governo constrói escola profissionalizante em Nossa Senhora do Socorro (Foto: Jorge Reis)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
-1

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), em parceria com a CEHOP, está construindo o Centro de Educação Profissional Armando Sobral Rollemberg, situado na Avenida Perimetral B, ao lado do Sesc, no Conjunto Marcos Freire. O centro visa profissionalizar jovens estudantes para o mercado de trabalho.

A nova escola corresponde a um investimento de R$ 9.885.995,10, recursos estes oriundos do FNDE, através do Programa Brasil Profissionalizado. O Centro está sendo instalado em um terreno de 12.000 metros quadrados. A escola ocupará uma área construída de 5.577,39 m².

O Centro Profissionalizante atuará no eixo tecnológico do Controle e Processo Industrial, oferecendo o Curso Técnico em Automação Industrial e terá capacidade para 504 alunos por turno.

A escola contará com blocos administrativo e pedagógico, formados por 02 pavimentos com 12 salas de aula com capacidade para 42 alunos cada, 06 laboratórios (química, biologia, física, matemática, línguas e informática), setor administrativo, 02 laboratórios especiais com 233,78 m2, cada, biblioteca, auditório para 200 pessoas, anfiteatro e quadra poliesportiva coberta com 02 arquibancadas.

Terá ainda um bloco de serviços contendo cozinha, refeitório e despensa; baterias de sanitários masculinos e femininos, uma em cada pavimento, quadra e estacionamento para 35 veículos, bicicletário e estacionamento para motos.

“As obras estão em ritmo avançado, pois a parte estrutural está boa parte em fase de acabamento. Algumas áreas já contam com revestimentos, próxima semana a área principal da escola já terá pintura, irão ser colocadas às louças nos banheiros, enfim, está tudo conforme cronograma, a depender desse período de chuvas, a obra deverá ser concluída até outubro, pois já estamos com 75% da obra pronta”, explicou Valmor Barbosa, secretário de Infraestrutura.

Ao todo são 80 trabalhadores nesta obra, são 70 empregos diretos e mais 10 indiretamente. “Nesse tempo de crise, as obras do Governo não pararam, isso foi importante para que mesmo nesse momento difícil que passa nosso país, fosse gerado emprego no nosso Estado”, completou o secretário.

Acessibilidade

Será implantada acessibilidade para todos os ambientes, atendendo aos padrões de acessibilidade, com piso tátil, mapa tátil com representações gráficas em Braille e texto ampliado em relevo, que servem para sinalização e orientação indicando como chegar a cada lugar da escola.

Também está sendo construído banheiros exclusivos para portadores de necessidades especiais com corrimões. Além de rampas de acesso. A escola também terá elevador para melhor locomoção entre os andares. “Esse é um assunto primordial para o Governo de Sergipe, principalmente escolas, onde o acesso à educação não pode ser limitado. O Governo não tem medido esforços para ofertar a inclusão de todos na educação”, ressaltou Valmor Barbosa.

Sustentabilidade

Também será feito um reservatório para captação de águas da chuva para reaproveitamento. A água será reaproveitada para irrigação do jardim da escola, economizando assim, o consumo de água para irrigação.

Por Amanda Melo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também