Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Pesquisas mostram que tem reduzido o número de fumantes (Foto divulgação)

_fumante

Especialistas apontam a importância da atividade física para a superação do vício

Apesar dos altos números de pessoas que adoecem ou morrem vítimas do consumo de tabaco, as pesquisas apontam boas notícias, o número de pessoas fumantes reduziu para 30,7% nos últimos nove anos no Brasil, segundo estudo de 2014 do Vigitel. O consumo de tabaco é responsável pela morte de 11% da população brasileira.

O apoio de propagandas de conscientização e as novas leis que proíbem o consumo em lugares públicos ou particulares fechados, como bares, restaurantes, shoppings e outros, ajudaram na diminuição da taxa. O estabelecimento que não seguir a norma estará sujeito a multa. A lei também proíbe qualquer tipo de propaganda de incentivo ao consumo de cigarro, além disso, ficou estabelecido a ampliação de mensagens de alerta nas carteiras de cigarro.

Dentre os problemas de saúde gerados pelo consumo de tabaco, o câncer é o principal. Além de afetar o pulmão, também prejudica outras partes do corpo, como boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, bexiga, rins e útero. Os fumantes passivos inalam a fumaça e retém cerca de ¼ de nicotina, isso representa que esse público tem até 25% de chance de contrair a doença.

A atividade física se apresenta como uma das alternativas mais viáveis para quem está tentando combater o vício. Contribui na diminuição do tempo hábil que o fumante poderia estar fazendo o uso do cigarro, diminuindo a ansiedade, melhorando o aspeto físico nas questões metabólicas e estéticas e elevando a autoestima e desintoxicando o organismo.

O pneumologista Dr.. Jorge Benevides, especialista do Hapvida Saúde, reforça sobre os benefícios da atividade física, lembrando ainda que, ao perceber a falta de condicionamento físico causada pelo tabaco, o indivíduo tende a tomar consciência sobre a necessidade de largar o vício. No entanto, ele lembra que alguns cuidados devem ser tomados. “O novo atleta deve sempre se consultar com um médico para a realização de alguns exames para saber sobre o seu estado de saúde e se está apto a praticar determinados exercícios”, finaliza.

ASCOM/HAPVIDA SAÚDE

 

 

Leia também