Aracaju, 16 de abril de 2024

MARIA CARMO DESTACA A IMPORTÂNCIA DO BOTÃO DO PÂNICO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Maria do Carmo destaca importância do Botão do Pânico no enfrentamento à violência contra a mulher

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE) quer garantir que toda mulher brasileira que se sinta ameaçada possa fazer uso de mecanismos de proteção contra a violência doméstica. A medida, sugerida pela Senadora em seu Projeto de Lei (PLS nº 119/15), já vem sendo aplicada com sucesso desde 2013 no Espírito Santo, onde o número de mulheres mortas por esse tipo de agressão caiu.

Segundo Maria do Carmo, o botão foi idealizado pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo e onze homens já foram presos em Vitória porque as vítimas apertaram o dispositivo. Cerca de cem mulheres tiveram acesso ao botão de pânico na capital capixaba.

“Desde 2013, o serviço funciona em Vitória e traz resultados positivos no enfrentamento à violência contra a mulher. O nosso projeto de lei visa garantir que esse mecanismo seja implantado em todos os Estados para proteger vítimas de todo o Brasil”, destacou a senadora.

Como funciona

O botão do pânico é um dispositivo pequeno que cabe no bolso da camisa e pode ser levado para qualquer lugar. As mulheres vítimas de agressões que procuraram a polícia e têm uma medida protetiva de emergência recebem o aparelho portátil. Para evitar agressões, a mulher só precisa acionar o botão. O pedido de socorro é ouvido na sala de monitoramento da Guarda Municipal que, através do computador, localiza a mulher e a viatura mais próxima.

“Esse dispositivo pode evitar agressões e coibir tanta violência. Há muitas vítimas de violência doméstica que são agredidas mais de uma vez. O botão do pânico pode trazer mais tranqüilidade aquela mulher que se sentir ameaçada e que tenha um ex-companheiro que não queira manter a distância. Não há dúvida de que esse mecanismo de proteção pode reduzir os altos índices de violência doméstica no Brasil”, afirma Maria do Carmo.

(Assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também