Aracaju, 29 de março de 2024

COMISSÃO DO CREA/SE VAI APURAR CAUSAS DE ACIDENTE EM SHOPPING

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) instalou uma comissão composta por cinco engenheiros para apurar as causas da queda de uma peça metálica da torre do shopping Jardins. O acidente, ocorrido na sexta-feira (3/6) causou a morte da estudante universitária Cláudia Ticiany Freire dos Santos, de 21 anos, e feriu Ítalo Ramond Rodrigues Damascena, de 25 anos.

Em coletiva concedida a imprensa nesta segunda-feira (6/6), o presidente do Crea-SE, Arício Resende afirmou que em 30 dias sairá um laudo técnico sobre o acidente, mas adianta que a peça apresenta ferrugem em vários pontos, situação que  aponta para uma possível falta de manutenção.

De acordo com Arício Resende, as diligências na busca de respostas para as causas da queda da peça começaram na manhã desta segunda-feira( 6/6) com a visita dos engenheiros ao local do acidente. “Também já constatamos que a última documentação referente à manutenção é datada de 2012, a qual se refere apenas à manutenção em estrutura de alvenaria e não metálica. a principal questão a ser apurada é saber se realmente houve manutenção da peça e, se realizada, em que circunstâncias ocorreram e quem são os responsáveis técnicos”, disse o Presidente.

Depois de concluído, o laudo será encaminhado ao Ministério Público Estadual, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e ao Instituto de Criminalística. O Crea também vai apurar a responsabilidade do engenheiro no caso. Será aberto um processo na Câmara Especializada de Engenharia Civil, cujo parecer técnico será enviado a Comissão de Ética para apreciação. Havendo culpabilidade, o profissional sofrerá penalidade que pode ser advertência; suspensão temporária ou cancelamento definitivo do registro.

Prevenção

Durante a coletiva, o Presidente Arício Resende reforçou a importância e a necessidade da manutenção preventiva como forma de manter a integridade da obra durante a sua vida útil e, acima de tudo, como garantia de segurança para a sociedade. “A manutenção preventiva sistemática é, portanto, a melhor recomendação quando se busca a diminuição de ocorrência de falhas, sendo  fundamental para evitar acidentes trágicos como este agora no Shopping Jardins”, reforça ele.

A Comissão Especial é composta por cinco engenheiros, sendo presidida pelo engenheiro mecânico, Romeu Santos (coordenador das Câmaras Especializadas de Engenharia Mecânica e Metalúrgica). Também integram a Comissão, os engenheiros Civis, Nicanor Moura Neto (coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil); Ronald Vieira Donald ( coordenador da Comissão de Engenharia de Segurança do Trabalho); Ruskaja Cunha Sandrin ( Assessora de Política Institucional) e Vanessa Meneses Bigi ( assessora de Projetos Especiais).

Fonte: CREA/SE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também