07/06/16 - 15:36:04

PREFEITO JOÃO ALVES VETA PROJETO DE CASTRAÇÃO DE ANIMAIS

 

Por: Alex Nascimento

O vereador Dr. Emerson Ferreira da Costa, do Rede Sustentabilidade, ocupou o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta terça-feira, 07, para lamentar o veto do prefeito João Alves Filho ao projeto que trata da esterilização de animais abandonados.

“O crescimento excessivo das populações de cães e gatos de rua constitui-se em sério problema de saúde pública, já que são transmissores de zoonoses. A castração é considerada a única forma eficaz e ao mesmo tempo humanitária de controle populacional destes animais”, afirmou o parlamentar.

“Em 2013, garantimos recursos para a compra de um castra móvel e, desde lá, juntamente com as entidades protetoras dos animais, apresentamos vários orçamentos ao prefeito para a compra do veículo e sua adaptação, mas, lamentavelmente, o prefeito não demostrou sensibilidade para com esta matéria. Semana passada, João Alves veta o projeto de castração de animais, mesmo tendo sido ele aprovado pela unanimidade dos vereadores”, lamentou Dr. Emerson.

O parlamentar do Rede afirmou, ainda, que o veto foi uma surpresa para ele, para alguns outros vereadores e para as entidades ligadas à proteção e defesa dos animais. Segundo ele, a ação do prefeito demostra falta de sensibilidade e de compromisso para com o tema, e para com a saúde pública, “até porque os argumentos e razões que justificam a adoção do referido projeto são diversos.

A população de animais abandonados continuará a crescer e a transmitir doenças aos aracajuanos”. Para se ter uma ideia, a cria de uma única cadela pode, por exemplo, em dez anos, resultar em um aumento populacional em torno de oitenta milhões de filhos, netos e bisnetos.