07/06/16 - 18:21:19

ROBERTO ROCHA PEDE QUE SE FIQUE MAIS ATENTO PARA A CRIMINALIZAÇÃO

O senador Roberto Rocha (PSB-MA) disse que é preciso ficar alerta para o que chamou de “criminalização da política”, e os efeitos que pode ter o crescimento de “uma mentalidade punitiva e justiceira” a partir de ações desencadeadas por operações policiais.

Roberto Rocha disse que exemplo disso foi a divulgação de conversas reservadas reveladas a partir do que considera o gesto mais abjeto de traição e quebra de confiança, como ocorreu nas gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e com o ex-senador e ex-presidente da República José Sarney.

– Q que os delatores se arrependam e confessem os seus crimes, que apontem os cúmplices. Tudo isso é desejável, mas não é cabível que em nome de uma higienização da política se apontem os valores nos quais se assenta toda a nossa concepção de sociedade. De tal modo,  a traição é hedionda. Não podemos nos regozijar com o clima punitivo ainda que atinja adversários políticos, pois as vítimas somos todos nós, cidadãos brasileiros – afirmou o senador.