08/06/16 - 00:01:52

AINDA NA EXPECTATIVA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Começa a esquentar a campanha municipal em Aracaju. Caminha rápido nos bastidores e nas conversas entre lideranças. Avança também pelas cidades próximas à Capital, notadamente Socorro, segundo maior eleitorado de Sergipe. Os candidatos ainda andam meio cambaleantes, pela falta de bases de apoio para formação de aliança. Apenas dois lançamentos de précandidaturas: Valadares Filho (PSB) e Zezinho Sobral (PMDB).

Essa dúvida quanto oficialização de candidaturas deixa o eleitorado indiferente aos nomes postos. Tanto que quase 50% ainda não se manifestam quanto ao voto. Já a essa altura, ainda tem eleitor que sequer sabe que existe nomes postos. Há uma frieza em relação às urnas, provocada pela decepção com a corrupção praticado no País, cuja maioria é de políticos. Por alguns, pagam todos.

O provável précandidato do PSC, Eduardo Amorim, irritou-se com a informação de que teria desmentido o deputado André Moura sobre a questão da data do anúncio que o partido faria da sua candidatura. Amorim confirma que disputa, mas se auto-adjetiva de cauteloso e prudente, em razão de conversas que ainda mantém com lideranças partidárias e dentro de sua própria sigla. A cautela excessiva por ser interpretada como dúvida na decisão, o que não seria o caso de Eduardo, segundo ele.

Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Zezinho Sobral (PMDB) dependem de escolha de Jackson Barreto. Nenhum dos dois teria coragem de anunciar candidatura sem o apoio de JB, que não parece com pressa de sugerir um ou outro nesse momento. Sobral já deixou bem claro essa dependência, mas Nogueira forma um bloco com o PT e pode até manter candidatura sem apoio do governador.

Há discussão interna no PT e PMDB levando em consideração Brasília. O PT não quer se apresentar lá de mãos dadas com algum peemedebista. E o PMDB não deseja ser apenas coadjuvante de uma chapa entre PT e PCdoB, hoje oposição ao partido.

CULTURA

O governador Jackson Barreto (PMDB) insistiu ontem que não ofereceu a Secretaria da Cultura ao ex-deputado Marcio Macedo (PT) e nem a outros políticos ou partido.

Deixa claro que a Secult jamais será instrumento de barganha política.

OLHO A OLHO

Jackson Barreto relatou que disse “olho no olho” a Marcio Macedo que não entregaria a cederia a Secretaria da Cultura porque tem projetos para a Pasta.

Quer transformá-la em “instrumento para representação da cultura popular no Estado”.

SOCORRO

Em Socorro uma disputa de partidos que apoiam candidatos à Prefeitura do Município, pelo apoio do governador Jackson Barreto (PMDB).

O PDT de um lado e o PMDB de outro.

BETINHO

O vereador Betinho (PMDB), que disputa como vice na chapa formada por Padre Inaldo (PCdoB), diz em entrevista ter 100% de certeza sobre apoio de Jackson Barreto.

– Sou aliado de JB muito antes de Fábio Henrique, disse Betinho.

CAMPANHA

Betinho diz ainda que a principal argumentação de campanha ao lado de Padre Inaldo será lembrar a quantidade de investimentos do Governo Estadual em Socorro.

– Vou mostrar essa realidade à população, diz.

FÁBIO

Também em entrevista ontem, o prefeito Fabio Henrique (PDT) diz que a posição de Jackson Barreto em Socorro pode definir como fica o PDT em Aracaju.

Trocando em miúdos: o PDT vai dar o que receber.

COMPROMISSO

Prefeito de Socorro, Fabio Henrique acrescentou que não tem problema de conversar com nenhum agrupamento, mas ressalta compromisso do PDT com Jackson.

Fica lógico, e é natural, que apoio só com recíproca.

DÍVIDAS

Para fechar acordo com o Governo Federal, os Estados terão que congelar salários dos servidores e limitar despesas correntes à variação da inflação.

A União ainda pode receber bens, direitos e ter participações acionárias.

REUNIÃO

PRB Nacional chamou Heleno Silva e Jony Marcos para discutir possibilidade de um entendimento com o PSB, que se dará com apoio a Marcelo Crivella a prefeito do Rio.

O PRB apoiaria candidatos do PSB em Fortaleza e Aracaju.

PRIMEIRA

Ontem foi a primeira reunião do PRB entre outras para cuidar do assunto. Heleno acha que não pode fazer aliança política por cima.

– A gente ganha mais não leva, disse.

COMENTÁRIO

O PRB está meio ressentido com o governador Jackson Barreto. Ele teria sido deselegante com o secretário Chico Dantas, de Planejamento e Tecnologia.

Teria acontecido na inauguração do ITPS.

AUMENTO

O aumento concedido aos ministros do Supremo tem efeito dominó. Também reajusta salários de desembargadores, juizes e parlamentares.

O Governo estaria arrependido desse reajuste.

EMMANUEL

O Diretório Municipal do PT vai se reunir hoje, às 18 horas em sua sede, para discutir o processo eleitoral municipal e traçar uma agenda sobre o pleito.

Emmanuel Nascimento diz que o assunto tem que ser discutido pela base do PT.

EDUARDO

O senador Eduardo Amorim (PSC) disse ontem que não desmentiu ninguém e mantém que o lançamento de sua précandidatura não tem uma data definida.

Ainda estaria conversando com partidos, para provável aliança.

MARKETING

Os candidatos municipais este ano vão abusar do marketing. As redes sociais começam a ser utilizadas para revelar boa imagem e discursos dos que tentam a Prefeitura.

Em contrapartida, se expõem às críticas e denúncias dos eleitores.

DOIS DÍGITOS

Um discreto militante do PMDB acha que o nome do précandidato da base aliada deve ser anunciado até 15 de julho, muito próximo às convenções.

Nada de ter pressa, porque também está em jogo o Governo e o PMDB.

ZEZINHO

Quanto ao lançamento agora de Zezinho Sobral (PMDB) como précandidato, precisa ver se ele vai chegar a dois dígitos nas pesquisas e qual o discursos de campanha.

Admite, entretanto, que o PMDB não pode só apoiar: tem que participar.

CONCORDA

O peemedebista, que já foi eleito a vários mandatos, concorda que o PT e o próprio PCdoB não tem grupo capaz disputar uma campanha majoritária sozinhos.

– O PMDB não apóia uma chapa com candidatos só das duas legendas.

Notas

Palestra – O médico e pesquisador Igor Alexandre Cortês Menezes, do Hospital das Clínicas de Curitiba, participa do 1º Jantar-Palestra, dia 17, às 18 horas, e falará sobre “Microcirculação, Microreatividade Vascular e Choque Séptico: Bases fisiopatológicas e perspectivas para pesquisas”. Acontece no restaurante Sal e Brasa.

0x0

Fazenda – Empresário Cicinato Mello, da Pousada-Fazenda Viva Natureza, localizada no povoado Duro, em Itaporanga D’Ajuda, promoverá sábado a queima da fogueira gigante, com 24 metros. O evento é realizado todos os anos e marca a abertura dos festejos juninos em Itaporanga e já virou tradição na cidade.

0x0

Ofício – Um grupo de 16 senadores encaminhou ontem um ofício ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no qual solicita que compartilhe todos os detalhes da delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, inclusive os áudios de gravações feitas por ele.

0x0

Empresa – O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 275 votos a 6, o regime de urgência para o Projeto de Lei 4918/16, do Senado, que institui o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

0x0

Abuso – Gilmar Mendes, do STF, criticou ontem o vazamento dos pedidos de prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), do ex-presidente José Sarney, do senador Romero Jucá PMDB e do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). Para o ministro, o vazamento representa “abuso de autoridade”.

0x0

Tia Eron – O clima no Conselho de Ética é de apreensão entre opositores do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Parlamentares relatam preocupação com informações não oficiais de bastidores, dando conta de que a deputada Tia Eron (PRB-BA) poderá votar contra a cassação do peemedebista.

Conversando

Eleições – Tarso Genro acha que com esse Congresso ninguém governa com decência. Agora: derrotar “impeachment”, fazer reforma política e partir para eleições gerais.

Espera – O presidente interino Michel Temer (PMDB) decepcionou ao assumir o Governo. Está tudo na base da espera da decisão final do impeachment.

Balela – Essa fotografia que se agora de todo o Brasil é antiga. A maioria dos políticos investe nas eleições para enriquecer quando assumir. O resto é balela.

Gilton – O ex-governador de Minas Hélio Garcia, que morreu na segunda-feira, era tio de Gilton Garcia, ex-governador do Amapá.

Betinho – O vereador Betinho (PMDB), que será o vice do Padre Inaldo pela Prefeitura de Socorro. Tem certeza que Jackson Barreto apoia sua chapa.

Depende – Fábio Henrique (PDT) já diz que o apoio do seu partido a Jackson depende da posição do governador em Socorro.

Senso – Presidente da Sergipe Previdência comenta situação de déficit e informa acerca do censo entre servidores da ativa e inativa.

Prisão – Sandoval (Notícias) foi preso ontem por excesso de abuso de autoridade de policiais despreparados. Sandoval é repórter e chega primeiro que a Polícia aos fatos.

Não renuncia – Dilma garante ao NYTimes que não vai renunciar. Jornal americano diz que golpista Temer cometeu “erros embaraçosos”