Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Bebês com microcefalia atendidos pelo HU recebem doações (Foto assessoria)

DSCN3509

A Sociedade Sergipana de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) e a Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE) promoveram uma campanha para arrecadar fraldas, roupas e produtos de higiene para ajudar crianças com microcefalia. A ação, que contou com o apoio de uma grande rede de supermercados, beneficiou bebês atendidos pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) e pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER II).

Para a assistente social do HU, Maciela Prado, a iniciativa ameniza a carência das famílias de bebês atendidos pelo hospital. “As mães que são atendidas no Hospital Universitário são do interior do Estado. Muitas trabalham na lavoura, e mesmo aquelas que não atuavam na agricultura, mas que tinham outra fonte de renda, precisaram parar de trabalhar para dar assistência a um bebê que requer muito cuidado e que tem que frequentar o HU duas ou três vezes por semana. Por isso, qualquer tipo de ajuda é muito bem recebida nesse momento”, destacou a assistente social.

Já o presidente da Coopanest-SE, Danilo Lima, que participou do momento de doação, destacou a necessidade de realizar campanhas dessa natureza. “A gente tinha a expectativa de chamar a atenção da sociedade para o tema microcefalia, esse era o primeiro objetivo. O segundo objetivo era sensibilizar a classe, e é emocionante ver o quanto que os anestesistas contribuíram por meio de doações dentro da própria cooperativa”, explicou.

Dados

De 2015 até o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, em 28 de maio, foram notificados 234 casos de microcefalia em Sergipe, sendo que 77 foram confirmados, 114 permanecem em investigação e 43 foram descartados.

Por Ascom HU-UFS, com informações da Ascom/Coopanest-SE.

Leia também