Aracaju, 28 de março de 2024

Jackson discute ampliação da peregrinação de Divina Pastora (Foto Marcos Rodrigues)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
748555e2

Objetivo é garantir que população e fiéis que se deslocam para o município tenham segurança, estrutura de locomoção e abastecimento de água garantidos

Nesta terça-feira, 07, o governador Jackson Barreto reuniu-se com gestores estaduais, arquidiocese e o prefeito de Divina Pastora, Silvio Cardoso, para discutir sobre a realização e ampliação da peregrinação religiosa que acontece no município há 58 anos. O objetivo é garantir que população e fiéis que se deslocam para o interior sergipano tenham segurança, estrutura de locomoção e abastecimento de água garantidos no maior evento religioso do estado.

“Como em todos os anos, o Governo do Estado está dando suporte para a peregrinação. Este ano, a discussão foi mais ampla, pois já estamos pensando em alguns projetos que interessam ao estado do ponto de vista do fortalecimento do turismo religioso, como a construção de algumas obras estruturantes. Estamos dando o primeiro passo e as secretarias de Infraestrutura e Turismo vão elaborar os projetos. Será uma obra a ser perpetuada de forma permanente para Divina Pastora”, declarou Jackson Barreto.

A ideia do Governo do Estado é que sejam construídos estacionamentos para carros, ônibus e caminhões na sede do município, e que seja estudada logística para facilitar a chegada de peregrinos, o deslocamento dos fiéis durante a peregrinação, e que sejam pensados meios de atrair investidores na área de hotelaria e alimentação. Além disso, foi pensado também um meio de ampliar o abastecimento de água na região, de modo a suprir a necessidade de todos que se deslocam para Divina Pastora no mês de outubro.

“A meta do Governo do Estado é que a gente duplique a capacidade de produção de água em Divina Pastora, pois, como o número de pessoas aumenta muito no município durante a peregrinação, precisamos estar com o sistema reforçado. Então nos programamos para perfurar quatro poços, sendo que três desses já estão prontos. Paralelo a isso, hoje o governador determinou que construíssemos um novo reservatório de água com capacidade de 300m³ na cidade, para que não tenhamos qualquer tipo de problema nesse período em que a população local cresce”, explicou o diretor presidente da Companhia de Abastecimento de Água (Deso), Carlos Melo.

O prefeito Silvio Cardoso comentou que, ao longo dos anos, o governador manteve a preocupação em colaborar com a realização do evento e sempre reuniu sua equipe de secretários para estabelecer a logística e promover uma peregrinação livre de empecilhos. Uma das preocupações é com relação a segurança, e para isso estão sendo elaboradas estratégias para que não haja nenhum tipo de problema.

“Apesar de já acompanharmos a festa ao longo do tempo e termos uma expertise, a cada ano temos que melhorar, pois sabemos que a festa fica mais grandiosa. Além da preocupação com o dia do evento, pensamos nos dias anteriores, quando os peregrinos estão se deslocando, para oferecermos a segurança necessária. A ideia é reforçar o máximo possível através do trabalho ostensivo da Polícia Militar, a presença da Civil, Corpo de Bombeiros e Grupamento Tático Aéreo (GTA), além de todo nosso aparato de polícia especializada”, comentou o secretário de Estado da Segurança, João Batista.

O fortalecimento do turismo religioso também foi pauta da reunião. De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Saulo Eloy, o objetivo é dar mais visibilidade ao evento e contribuir para que seja cada vez mais tranquilo, seguro e receptivo, de modo a atrair a atenção de mais fiéis advindos de outros estados brasileiros. “A indústria turística e religiosa é muito intensa, e Sergipe não deixa a desejar, mobilizando todo esforço nesse sentido”, resumiu.

O reitor da paróquia Santuário Nossa Senhora Divina Pastora, padre Helenon Bezerra, comentou que, além dos sergipanos, o município recebe, principalmente, visitantes da Bahia, Alagoas e Pernambuco, e que a ideia é lançar o turismo religioso de Divina Pastora para os demais estados brasileiros. “A peregrinação, desde 2014, foi reconhecida pelo Estado e se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, por ser um evento que tem gerado identidade ao povo sergipano. E para que essa iniciativa continue gerando acolhimento e projetos futuros, é necessário viabilizar até um meio da própria população se sustentar e oferecer um serviço de qualidade para os visitantes”, relatou.

O governador acredita que, por meio do fortalecimento do turismo, a geração de emprego e renda também são desenvolvidos. Jackson Barreto ainda disse que o governo está comprometido em promover cada vez mais a peregrinação de Divina Pastora e que se sentiria realizado em poder acompanhar, ainda em sua gestão, a implementação dos projetos de estruturação do evento.

Presenças

Acompanharam a reunião o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa; diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), Edgard Motta; comandante geral da PM, coronel Marcony Cabral; comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Dória; superintendente executivo da SSP, coronel José Pereira de Andrade Filho; além de membros da arquidiocese.

Da assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também