Aracaju, 28 de março de 2024

Se gritar pega ladrão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

 

O outrora respeitado Congresso Nacional virou uma casa de suspeito. Ali tem mais condenados do que em muitas penitenciárias. As delações premiadas feitas por bandidos do colarinho branco tiraram o sono da grande maioria dos congressistas. Muitos estão dormindo em endereços incertos temendo serem acordados pela Polícia Federal. Outros pensam em abrir o jogo, contar os crimes praticados ao longo dos anos e dedurar os comparsas, em troca de penas menores. Se o Supremo Tribunal Federal não “amarelar”, vão faltar celas para enclausurar tantos criminosos que, por décadas a fio, roubam o erário, acumulam fortunas e enganam a população com a velha história de que é chegada a hora de passar o Brasil a limpo, lavar a sujeira escondida embaixo do tapete. Mas como fazer tal faxina, se este magote de políticos corruptos não deixa dinheiro nem para comprar o detergente? Decididamente, chegamos ao fundo do poço!

Corajoso

Aqui pra nós, o governador Jackson Barreto (PMDB) é um homem de muita coragem: está em Brasília para, juntamente com os outros governadores, se reunir com o ainda presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). JB correm o risco de testemunhar a prisão do peemedebista, acusado de tentar obstruir a Operação Lava Jato. Misericórdia!

Queixa à toa!

Alguém sabe o motivo de tanto barulho por causa da prisão do radialista Sandoval Siqueira? Ora, o moço foi advertido que poderia ser preso por desacato a autoridade e, por vezes seguidas, duvidou da ameaça: “Então, prenda, prenda!”. Sem mais delongas, o militar o colocou no camburão. Ôch!

Ficha suja

Há quem garanta que o ex-deputado Zé Franco (PSDB) é ficha suja e, portanto, não pode disputar a Prefeitura de Socorro. Sabendo disso, o tucano se diz prefeiturável para cacifar o filho Manelito Franco (PSDB). Dizem as más línguas que, a depender das conversas do tucano, o garoto pode ser parceiro de chapa do deputado Padre Inaldo (PCdoB) ou do pré-candidato Kewerton Siqueira (PDT). Homem, será!

Invocado

Pichação num muro da avenida Contorno, em Aracaju: “O Brasil é o país onde a arte é crime e a corrupção é arte”. Vixe Maria!

Conversa mole

E o prefeiturável Edvaldo Nogueira (PCdoB) tem criticado o aterro de parte do Rio Sergipe feito atabalhoadamente pela administração do prefeito João Alves Filho (DEM). Denuncia que a obra, batizada de Calçadão da Praia Formosa, já está criando problemas para a cidade porque foi feita sem estudo de impacto ambiental. O comunista esquece de dizer que o aterro do rio foi projetado na administração dele visando conter as águas naquele trecho da praia 13 de Julho.

Quem me quer?

Divididos entre os prefeituráveis Zezinho Sobral (PMDB) e Edvaldo Nogueira (PCdoB), os petistas voltam a se reunir hoje. Tentam evitar o provável racha do partido na disputa pela Prefeitura de Aracaju. Sem cacife para apresentar candidato próprio, o PT já decidiu que será coadjuvante nas eleições da capital. Resta decidir se fica a reboque de Jackson Barreto ou de Edvaldo Nogueira. Lastimável!

Discriminação

Embora sejam praticadas por apenas 0,3% da população, as religiões de origem africana são as que mais sofrem discriminação no Brasil. De acordo com os dados do Disque Direitos Humanos, o Disque 100, de 2011 a 2014, do total de 504 denúncias, 213 relataram ataques a credos religiosos. Em 35% desses casos, tratava-se de religiões de matriz africana. Uma lástima!

Desempregado

E quem perdeu a boquinha de vereador foi Lando de Bado, eleito em Aquidabã com 686 votos. Ele foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral por ter trocado o PR pelo PDT. Desempregado, o moço já está em campanha para tentar recuperar o mandato nas eleições de outubro. Garante que se for reeleito, nunca mais muda de partido. Então, tá!

Povo motorizado

Estudo do IBGE mostra que 697 mil pessoas, ou seja, 45,5% dos habitantes de Sergipe dirigem algum tipo veículo. A motocicleta é opção para 32% da população, enquanto os carros estão presentes nas vidas de 13,3% dos sergipanos. A pesquisa apurou também que 69,7% informaram sempre usarem o cinto de segurança no banco da frente quando dirigem ou são passageiros. Quanto ao banco de trás, somente 31,7% dos entrevistados disseram usar o cinto de segurança.

Recesso afronta

Entre as regalias da classe política a mais exagerada é o recesso parlamentar. Diferente do trabalhador, que labuta de sol a sol e o ano inteiro, os parlamentares registram presenças quatro dias por semana e tiram férias a cada seis meses. Pior é que muitos desses ‘come e dorme’ ainda dizem trabalhar demais. Coitados!

Livro novo

E quem patrocina hoje noite de autógrafo é o amigo jornalista Gilson Sousa. Seu livro reportagem “Quadrilha Século XX – 52 anos de vitória”, será lançado, a partir das 18h, no Sesc da rua Senador Rollemberg. Prestigie!

Recorte de jornal

Publicado no Correio de Aracaju, em 11 de novembro de 1906

Resumo dos jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também