09/06/16 - 07:15:18

Emsurb produz mudas e promove arborização na Capital (Foto assessoria)

As árvores ornamentais e frutíferas espalhadas por Aracaju são, em sua maioria, produzidas na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mais especificamente no Horto – setor de plantação e cultivo de mudas, que funciona dentro do Parque Augusto Franco (Sementeira). Nos últimos dias, aproveitando os fatores climáticos, canteiros e praças da Capital estão recebendo plantio de mudas de várias espécies. As ações são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que fica responsável pelo planejamento dos projetos.

Segundo o coordenador do Horto, Francisco Ney Macedo, atualmente a Emsurb produz 20% de mudas frutíferas, sendo o restante para ornamentar. Algumas dessas mudas foram plantadas há quase dez anos e agora estão no momento certo (tamanho exato) para o plantio. “Estamos em processo de plantar as mudas nas praças públicas, na última terça-feira, por exemplo, levamos 100 mudas de cajus para praças do Augusto Franco. No Horto, estamos produzindo mudas de pitanga, caju, tamarindo, jabuticaba além das ornamentais. A Sema também adquiriu, nos últimos meses, algumas plantas para complementar o processo de plantar em espaços públicos”, disse.

O Coordenador explicou que a prioridade do Horto é o plantio nas praças e canteiros da Capital, mas que a população pode solicitar mudas na Emsurb para plantio doméstico. “As requisições devem ser direcionadas à direção da Emsurb, que verificará a possibilidade de doar a muda mediante a existência dela aqui no Horto. Cada caso será avaliado, dependendo da possibilidade (e quantidade) poderemos fazer a doação. Ainda assim, ressaltamos que a base do nosso trabalho é mesmo o plantio das árvores na nossa Capital, contribuindo para embelezar ainda mais nossas praças e canteiros”, destacou.

Citronela

A produção e doação de mudas de Citronela – planta usada como repelente natural contra o mosquito Aedes aegypti – continua acontecendo no Horto da Emsurb. “Tivemos uma grande procura por mudas de Citronela, na época de maior incidência do mosquito. Muitas mulheres grávidas também buscaram as mudas para se protegerem ainda mais. Nestes casos, a Emsurb faz questão de doar as mudas, pois entendemos que proteção contra o mosquito nunca será demais. Assim, quem desejar Citronela é só passar na direção da Emsurb e realizar a solicitação”, informou Ney.

Ascom AAN