Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

EM GREVE, SERVIDORES DA SAÚDE DOAM SANGUE NO HEMOSE

0906-

A comissão de sindicatos da Saúde, da qual o Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) faz parte, realizou nesta quinta-feira (9) ato solidário de doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A ação marcou o nono dia de greve dos servidores da Saúde de Aracaju que reivindicam o pagamento do salário de maio e o reajuste salarial de 12,5%.

A doação de sangue foi o resultado da assembleia da comissão de sindicatos, realizada na última sexta-feira (3), que fez uma avaliação do andamento da greve. “Sabemos que este mês tem muitas festas no estado, podem ocorrer muitos acidentes, e muitas pessoas poderão precisar de sangue. Então, os sindicatos juntos decidiram fazer esta doação de sangue para reforçar o estoque do Hemose e aproveitar para chamar a atenção da gestão municipal e da sociedade sobre o movimento de greve da categoria”, disse o presidente do Sintasa, Augusto Couto.

A situação dos servidores da Saúde é precária porque além do atraso salarial de maio ainda não têm acesso a nenhum calendário de pagamento, gerando um sentimento de abandono da Prefeitura de Aracaju com os trabalhadores. “Além disso, ainda tem a tristeza de não termos o reajuste salarial, no qual miramos 12,5% que é apenas para compensar a inflação anual que ficou neste patamar”, diz Augusto Couto.

Assembleia

Na última segunda-feira, após reunião com a secretária municipal de Governo, Marlene Calumby e o secretário municipal de Saúde, Antônio Saraiva, a gestão garantiu que iria se posicionar em relação às reivindicações da categoria até sexta-feira (10). “Enquanto aguardamos esta resposta estamos fazendo este movimento e outros que virão”, disse o líder sindical.

O próximo passo da programação da comissão é a realização de uma assembleia geral na próxima terça-feira (14) para traçar os próximos passos do movimento de acordo com a resposta que terá da gestão municipal. O local da assembleia ainda será confirmado pela direção da comissão.

Fonte Sintasa

Leia também