09/06/16 - 06:37:49

Valadares Filho quer ampliar programa de inclusão para jovens (Foto assessoria)

O deputado federal Valadares Filho (PSB-SE) destacou a importância do projeto de sua autoria em tramitação na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), da Câmara dos Deputados, que amplia o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), e cobrou, na tarde desta quarta-feira, 8, celeridade na aprovação por parte dos membros da CFT. O projeto visa a criação do Projovem Artista e do Projovem Atleta.

A emenda prevê a inclusão de jovens entre 18 e 29 anos, que tenham concluído ao menos o ensino fundamental e tem como objetivo: a qualificação artística do beneficiário, mediante participação em cursos ministrados por entidade reconhecida pelas autoridades educacionais, na forma do regulamento; ou a qualificação atlética do beneficiário, mediante participação em atividade esportiva reconhecida por federação da área, na forma do regulamento.

Atualmente, o Projovem é composto de quatro modalidades: Projovem Adolescente – Serviço Socioeducativo;  Projovem Urbano; Projovem Campo – Saberes da Terra; e Projovem Trabalhador. “A ideia desse projeto é atender dois dos segmentos mais carentes de recursos, que são o da formação dos artistas e de atletas”, explica o parlamentar.

A formação das duas áreas exigem custos para deslocamentos, refeições, equipamentos, dentre outros. “Com a criação destes programas iremos ampliar a formação de músicos, artistas plásticos, profissionais de artes visuais e audiovisuais (fotografia, cinema, vídeo). Para isso é necessário tempo e dedicação, além, claro, do acesso a um conservatório, escola, academia. Já no caso da formação de um atleta é necessário, além da supervisão e treinamento, o estabelecimento de uma rotina. O esporte proporciona desenvolvimento físico saudável, socialização e respeito aos valores sociais”, pondera o deputado.

“Enfim, o objetivo é claro: criar condições para a formação de milhares de jovens e para a consolidação de novos talentos. Quando trabalhamos na formação de um atleta, a sociedade estará formando atletas e cidadãos ao mesmo tempo”, conclui Valadares Filho.

Fonte assessoria