10/06/16 - 14:18:22

População de Pirambu recebe Governo em Ação no sábado (Foto: Pritty Reis)

Mais um Governo em Ação será realizado neste sábado, 11 de junho, a partir das 8h, no município de Pirambu. Nesta oitava edição, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), ofertará à população dezenas de serviços gratuitos, como emissão de carteira de identidade, cadastro e encaminhamento de emprego, negociação de dívidas do Banese e Deso, e serviços de saúde. O mutirão, que é um trabalho de combate à pobreza, voltado para aproximar, conhecer e diminuir as necessidades da população mais carente, envolve diversos órgãos e, desta vez, acontece na Escola Estadual João Amaral Lemos (Rua Givaldo Moura da Silva, n° 70).

Devido à implantação de um novo sistema, que estará disponível futuramente online (CTPSWEB), o serviço de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) encontra-se temporariamente suspenso e, portanto, não poderá ser acessado nesta edição do Governo em Ação. Paralisado no último dia 25 por determinação do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), o serviço de confecção do documento retornará à sua normalidade no próximo dia 13 de junho. As outras atividades do NAT serão realizadas normalmente.

“A modernização do serviço tem a finalidade de agilizar e tornar mais rápido o serviço de emissão e atendimento cidadão em uma das nossas maiores ações, que é a emissão da Carteira de Trabalho. Nesse novo sistema, o usuário poderá receber sua carteira no dia seguinte à solicitação”, afirma Juliana Ferreira, coordenadora do Trabalho e Emprego da Seidh.

Em parceria com outras Secretarias e órgãos, a ação envolve atividades como palestra sobre educação alimentar infantil, rodas de conversa, massagens e orientações às famílias de crianças e adolescentes com deficiência; informações e atendimento sobre o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família; palestras e orientações para as mulheres vítimas de violência doméstica com atendimento psicológico individual; vistorias em áreas de risco e orientações da equipe da Defesa Civil.

Serão, ainda, disponibilizados testes rápidos de HIV e Sífilis pelo Programa Estadual DST/AIDS; avaliação física e orientações sobre obesidade e hipertensão, e problemas articulares [SETESP/SES]; serviços oftalmológicos e ginecológicos ofertados pelo Sesi; atendimento com cardiologista e clínico-geral [SES]; e orientações do Comitê de Desarmamento [SSP/SE].

A sétima edição do programa aconteceu no último mês de maio, em Japaratuba, e as duas primeiras aconteceram nos municípios de Poço Redondo e Neópolis, em 2015, com o objetivo de interagir com a comunidade e identificar as demandas mais urgentes para a promoção de melhorias para o cidadão. O bairro Santa Maria recebeu a terceira, quarta, quinta e sexta edições do mutirão, nos meses de dezembro, fevereiro e março passados.

Fonte ascom Seidh