Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Ações de revitalização marcam Semana do Meio Ambiente (Foto ascom)

_divulgacao

Nesta quinta-feira (9), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou um plantio de mudas no povoado Betume, no município de Neópolis (SE), para a criação de um pomar de sementes. A ação encerrou as atividades desenvolvidas pela 4ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Aracaju, para celebrar a Semana do Meio Ambiente em Sergipe. Além do fornecimento de mudas, foi realizado um peixamento com 200 mil alevinos e um dia de campo com estudantes de escolas públicas.

O plantio foi realizado no Viveiro de Mudas da Codevasf, com a participação de alunos de escolas dos povoados Alto do Santo Antônio e Serrão, dos municípios de Neópolis e Ilha das Flores, respectivamente. Os estudantes tiveram contato com o processo de produção das mudas desde o início, incluindo a preparação de solo com material orgânico produzido em minhocário.

A ação foi o pontapé inicial para a formação de um pomar de sementes para o viveiro da Codevasf, que vai subsidiar futuras ações de recomposição vegetal da Companhia.

O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Antônio Porfírio, disse que a revitalização da bacia do rio São Francisco é uma das prioridades da empresa. “É importante que a Codevasf se envolva cada vez em ações que contribuam para a para a preservação do meio ambiente. Além do plantio de mudas e de peixamentos, temos em andamento obras de esgotamento sanitário que contribuirão para melhorar a qualidade da água do rio”, destacou.

Durante o dia, a Codevasf também promoveu um peixamento na Lagoa Salomé, no município de Cedro de São João, onde foram inseridos 200 mil alevinos de tambaqui.

As ações da Semana do Meio Ambiente foram iniciadas na terça-feira (7) com a realização de uma caminhada ecológica na Mata do Junco, unidade de conservação localizada em Capela. A programação incluiu um plantio simbólico de mudas e trilha até a nascente do riacho Lagartixo, que abastece a cidade de Capela. A atividade teve a participação de 50 estudantes dos municípios de Capela e Nossa Senhora do Socorro

O chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Sergipe, Sérgio Hughes, afirmou que a programação proposta pela empresa teve um caráter educativo, com o objetivo de contribuir para a conscientização da sociedade. “Foi uma ação simbólica, que buscou envolver a comunidade em ações de preservação da natureza. Esse é um trabalho permanente que, inclusive, terá continuidade no mês de junho com o plantio de mais 500 mudas na Mata do Junco”, explicou.

Ascom Codevasf

Leia também