Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Gilson é autor do Projeto que deu origem ao Dia do Barco de Fogo (Foto Ascom)

BarcodeFogo-Sergipe

Por: Autimira Menezes

No próximo domingo, dia 11 de junho o Estado de Sergipe celebra uma data especial em seu calendário cultural, pois, será comemorado o “Dia do Barco de Fogo”. Esta data foi instituída através do Projeto de Lei de autoria do deputado Gilson Andrade (PTC), dando origem a Lei nº 7.301/2011, estabelecendo no calendário oficial de eventos do Estado de Sergipe, o Dia do Barco de Fogo, como uma forma de homenagear o seu criador, Chico Surdo, além de valorizar e preservar essa cultura que há décadas surgiu e desde então encanta gerações.

O parlamentar explica que a origem do Barco de Fogo se deve à simplicidade e humildade de um ilustre cidadão estanciano, Francisco da Silva Cardoso, conhecido como “Chico Surdo”, que o criou para, quem sabe, realizar o sonho seu de ser marinheiro. Ele gostava muito das festas Juninas. Neste período se dedicava a fabricação de fogos de artifícios. Primeiro ele criou uma espada, que corria num fio de arame. Em seguida, fez um barquinho de papelão e nele fixou as espadas, o ornamento e pendurou no fio de arame para deslizar.

“O Barco de Fogo está intimamente enraizado dentro da cultura e da paixão dos sergipanos que faz a alegria de tanta gente quando passa com sua beleza e amor que lhes é peculiar, e que precisa de fato de uma valorização e respeito por ser eminentemente uma obra de arte que pertence não só a Estância, cidade da sua criação, mas a todos os sergipanos e brasileiros que se vêem encantados com a magia deste espetáculo de fogo e luz que só o descreve quem já teve a satisfação de vivenciá-lo”, salienta.

Leia também