11/06/16 - 08:29:27

Prefeito prestigia entrega do prêmio do Pacto de Gestão Escolar (Foto: Ana Lícia Menezes)

clique para ampliarMais de 94% das escolas atingiram a meta do Pacto de Gestão

A educação é uma das áreas prioritárias da atual administração da Prefeitura de Aracaju. Desde que assumiu o cargo, o prefeito João Alves não mede esforços para que o ensino público se valorize e cumpra com qualidade a sua função de formar o futuro da cidade.

Após figurar como uma das capitais com pior desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2013, quando a atual administração assumiu, era necessário um choque de gestão, no qual se pudesse valorizar não só o desempenho dos professores e servidores da Educação, mas também capacitá-los, para que o ensino passasse a ter um fundamento pedagógico compatível com padrões nacionais e até internacionais de desenvolvimento.

Uma das políticas inovadoras foi o compromisso, chamado de Pacto de Gestão Escolar, que, através da Lei Complementar 121 de 8 de fevereiro de 2013, traçou padrões de excelência na gestão das unidades de ensino como forma a melhorar o desempenho pedagógico. Através de metas pré-definidas, buscou-se que cada escola alcançasse padrões de excelência no funcionamento.

Pelo segundo ano, a Secretaria da Educação premia as escolas que melhor se posicionaram no cumprimento dessas metas. Atualmente, das 73 unidades de ensino da Capital, 69 atingiram o nível de excelência exigido pelo Pacto de Gestão (mais de 94% do total das escolas), que é de nota superior a 7 pontos, equivalente a 70% das metas atingidas.

O prefeito João Alves Filho participou da entrega da premiação às escolas com melhor desempenho nesta sexta-feira,10, no Auditório Antônio Vieira da Silva Neto, na escola Getúlio Vargas, no bairro Siqueira Campos.

João disse que desenvolver a educação é condição essencial para o desenvolvimento de qualquer comunidade, cidade ou país. “Tivemos vários desafios, mas fico orgulhoso de podermos ser um dos poucos municípios do Brasil a pagar o piso do magistério de forma integral há quatro anos. Aprimoramos várias iniciativas pioneiras com foco na qualificação do profissional. Já colhemos frutos, como ser uma das únicas capitais do país com a meta atingida de alfabetização de crianças aos seis anos de idade”, afirmou o prefeito.

Metas

As metas para o Pacto de Gestão Escolar foram estabelecidas em três grandes grupos. O primeiro conjunto de metas é corporativo, que avaliam o desenvolvimento de atividades que são comuns a todas as unidades de ensino, como carga horária de cada funcionário (vale 30 pontos). O segundo grupamento são as metas locais, desafios de aprendizagem da própria escola, com objetivos traçados a depender o Ideb (vale 40 pontos). O terceiro grupo foca na autonomia, que é a elaboração e aplicação do Projeto Político Pedagógico (vale 30 pontos).

“Não é apenas um padrão, mas é uma referência. O Projeto Político Pedagógico é o que caracteriza a escola e a integra na comunidade, mostra aonde ela quer chegar, é o que faz a escola vibrar. Queremos que ela se destaque focada no estudante. É por ele que estamos aqui”, defende a secretária de Educação, Márcia Valéria Lira Santana.

Premiadas

A professora Nélida Dantas de Carvalho Araújo, diretora da EMEF Professor Diomedes Santos Silva, comemorou o primeiro lugar obtido pela escola na categoria Ensino Fundamental (2º segmento). Ela destacou a importância da gestão na melhoria do ensino, e até declamou um poema para mostrar a felicidade de haver conquistado o prêmio.

“Educar cura omissão. Cura o pessimismo. Provoca uma geração de caminhos e possibilidades. Gera caminhos de ações para a vida”, festejou Nélida Dantas.

Segurança

Ao final da solenidade, o prefeito João Alves Filho revelou que, em breve, todas as escolas municipais terão câmeras de alta resolução que auxiliarão na segurança. “Essa era uma preocupação de professores, servidores e alunos, que agora temos a felicidade de poder cumprir”, anunciou.

Ascom AAN