Aracaju, 28 de março de 2024

Saúde leva testes rápidos de HIV e Sífilis aos mercados centrais (Foto Ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
1217f9c71a6a1e2093fcf0799bcd85ca

O evento beneficiou, nesta edição, aproximadamente 700 pessoas entre feirantes e público

O enfrentamento às Doenças Sexualmente Transmissíveis,DSTs, ganhou destaque durante a Feira de Saúde, do projeto Saúde na Feira. A ação, realizada na praça dos mercados centrais de Aracaju nesta sexta-feira, 10, foi organizada pelo Movimento Popular em Saúde (Mops) com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Por meio do Programa Estadual DST/Aids, a Unidade Móvel “Fique Sabendo” foi instalada no local e  disponibilizou à população testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais. Também foram desenvolvidas ações educativas com distribuição de camisinhas e materiais informativos.

“Por ser um espaço frequentado por pessoas de todas as classes sociais, a feira se torna um dos espaços mais importantes para promover conscientização e passar informações ao público. A procura é sempre muito grande quando a Unidade Móvel é instalada. Diante da oportunidade, as pessoas se sentem motivadas e perdem o medo de fazer o exame”, avalia o gerente do programa Estadual DST/Aids, o médico Almir Santana.

Foi através da Unidade Móvel “Fique sabendo” que, anteriormente, a comerciante Leidilene de Oliveira, descobriu que tinha DST e, a partir daí, iniciou o tratamento. Durante as Feiras de Saúde ela repete os exames para monitorar a situação. “Se não fosse a unidade móvel eu nunca saberia que tinha esse problema. O exame é rápido e tiramos muitas dúvidas. Acho muito importante ter acesso fácil aos testes”, revela a comerciante.

O evento beneficiou, nesta edição, a aproximadamente 700 pessoas entre feirantes e público. Para os testes rápidos ofertados através da Unidade Móvel “Fique Sabendo”, foram distribuídas 100 senhas e o atendimento contou com a atuação de 15 técnicos. O teste é rápido, seguro, sigiloso e o resultado sai em aproximadamente 20 min.

Além dos testes rápidos de HIV e Sífilis, a programação, desenvolvida das 7hs às 15hs, promoveu diversas atividades, como: roda de conversa sobre a violência contra a mulher com grupo de trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), exibição de vídeos, verificação de pressão arterial, vacinação, teste de glicemia, e outras atividades.

A coordenadora do Movimento Popular de Saúde (Mops), Simone Leite, explica que o público alvo da ação são os feirantes que, geralmente, por conta das demandas de trabalho, não se deslocam para as unidades de saúde para realizar exames.

“Aglutinamos nessa proposta o trabalho de prevenção e de promoção da saúde. A partir do resultado dos exames realizados, encaminhamos os feirantes para as unidades de saúde mais próximas. A feira de saúde acontece 2 vezes por ano e é o momento de reunir a população para divulgar os serviços que existem na rede saúde”, acrescenta Simone Leite.

Combate ao Aedes

Durante o evento a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu a conscientização para fortalecer o combate ao Aedes aegypti. Através de material informativo o público foi orientado a adotar medidas simples de prevenção à Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Algumas das medidas divulgadas são: limpeza periódica de qualquer recipiente que armazene água, manter caixas d’água, tonéis e barris tampados, colocar areia em pratos onde ficam acomodadas plantas, descartar adequadamente resíduos que possam armazenar água, dentre outros.

Ascom SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também