Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Secretaria promove ações de educação ambiental em escolas (Foto ascom Seed)

026369f19de87b7d967674ce65a7fa4e

Visitas técnicas, seminários, mostra de vídeos serão algumas das atividades

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, continua gerando uma agenda positiva de ações sobre o tema nas Diretorias Regionais de Educação de Sergipe. Durante este mês, escolas da rede estadual de educação realizarão atividades por meio das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida das Escolas (Com-Vidas), a exemplo de palestras, plantio de árvores, visitas às unidades de conservação, mostra de vídeos temáticos, mutirões de limpeza, coleta seletiva de lixo, além do combate ao mosquito Aedes aegypti.

No dia 14 de junho, o Serviço de Educação em Direitos Humanos/Núcleo da Diversidade e Cidadania (SEDH/ Nedic) encerrará a programação alusiva à data, por meio do Projeto Educação Ambiental Patrimonial, com uma visita técnica dos coordenadores de Educação Ambiental das DREs à Reserva do Patrimônio Natural do Caju, em Itaporanga D´Ajuda.

“Um dos propósitos do projeto é resgatar o sentimento de pertencimento e identidade em relação ao meio ambiente nas regiões em que essas pessoas estão inseridas”, ressalta Cristiane Barreto Andrade, técnica em Educação Ambiental do Nedic/Seed.

O encontro acontecerá através de uma parceria firmada com a Embrapa Tabuleiros Costeiros de Sergipe.

DRE 6

A Diretoria Regional de Educação 6 -DRE 6, sediada em Propriá, também está engajada no tema ambiental e promoverá uma vasta programação, a começar no dia 14 de junho próximo, com o Projeto Mostra de Curtas sobre o Meio Ambiente.

O evento será realizado no dia 15 de junho também na cidade de Neópolis, ambas as cidades localizadas no Baixo São Francisco.

Haverá uma mostra de fotografias sobre o rio São Francisco, com o intuito de motivar a preservação do rio e o sentimento de pertencimento da população, já que, segundo a diretora da DRE 6, Edsalba Peixoto, a população tem que internalizar à questão de ser ribeirinha, de que o Velho Chico é fonte de vida para a região.

“Queremos que os alunos e a população sintam que o rio faz parte da vida de todos. Somos ribeirinhos e esse sentimento deve ser preservado”, avaliou.

No dia 22 de junho, às 9h, no auditório da Universidade Tiradentes, campus Propriá, o Seminário “Velho Chico em Pauta” fechará a programação da DRE 6 abordando a temática do meio ambiente, o sentimento de pertencimento das comunidades e a preservação do rio.

Ascom Seed

Leia também