13/06/16 - 05:31:53

Pirambu recebe oitava edição do programa Governo em Ação (Foto Victor Ribeiro)

O governador Jackson Barreto acompanhou a ação, que levou mais de 30 serviços gratuitos para os moradores do município

A oitava edição do Programa Governo em Ação reuniu milhares de pessoas na Escola Estadual João Amaral Lemos, no município de Pirambu, distante 34 km de Aracaju, neste sábado, dia 11. Um trabalho realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), em parceria com outras Secretarias e órgãos, para combater a pobreza e diminuir as necessidades da população mais carente de Sergipe.

O governador Jackson Barreto foi recebido, na entrada da cidade, por integrantes da Central de Moradias Populares, CMP. Eles foram agradecer pela intermediação, em Brasília, da doação de um terreno para a construção de mais de 2 mil moradias. O loteamento recebeu o nome de Nova Canaã.

“O bairro Nova Canãa ganhou esse nome porque significa a terra prometida. Nós viemos agradecer ao governador por ter feito essa doação, ele que foi pra Brasília e conseguiu através da Secretaria do Patrimônio da União a doação dessas terras para construir as moradias”, explicou a representante da Central, Rosane Patrício.

Na conversa, o governador evidenciou a alegria de fazer parte da realização do sonho da moradia para milhares de famílias.

“Minha vida sempre foi ligada aos movimentos populares. Foi resolver um problema da Central dos Movimentos Populares, que é a regularização de um terreno da CMP junto à SPU. Trouxemos um documento, entregamos a CMP”, explicou Jackson Barreto.

Acompanhado dos militantes da CMP, de lideranças políticas, secretários de Estado e da população da cidade, o governador percorreu todas as salas que prestaram atendimento aos moradores de Pirambu, para ver de perto o trabalho realizado pelos servidores públicos e parceiros em mais uma edição do Governo em Ação.

“Estou aqui trabalhando, acompanhando a ação do Governo em uma região pobre. Um povo que foi sempre solidário com esse governo, a gente precisa retribuir com obras, com a presença, com ações concretas, que é o que temos feito em Pirambu”, disse o governador.

As coordenadorias de Inclusão e Assistência Social, da Mulher, da Juventude, dos Direitos Humanos, do Trabalho e Emprego e da Defesa Civil, Segurança Pública, Saúde, Educação, Turismo e Esportes, além do Banese, Deso e Prefeitura foram parceiros do evento. Das 8h às 16h, a população local contou ainda com outros serviços gratuitos, como a emissão de carteira de identidade, atendimento sobre cadastro único e Bolsa Família e dicas sobre elaboração de currículo, e a comunidade aproveitou a oportunidade de ter, perto de casa, serviços facilitados, como é o caso de Adriele, que trouxe o filho de apenas três meses de vida, Gabriel, para tirar a primeira carteira de identidade.

“Vim tirar a carteira de identidade do meu bebê de três meses, Gabriel, porque fica mais fácil resolver alguma coisa com ele, não precisa levar a certidão de nascimento, com a carteira de identidade é melhor”, disse a estudante Adriele Tifany Vieira Guimarães.

Os serviços odontológicos, médicos oftalmológicos e ginecológicos foram ofertados pelo Sesi, na quarta participação no evento. A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou senhas para consultas com cardiologistas e clínico geral, além da unidade móvel do Programa Estadual DST/AIDS, com os testes rápidos de HIV e Sífilis.

Dona Maria Genilza de Souza é marisqueira e mora no povoado Pontal da Barra. Aos sábados, ela costuma trabalhar, mas, com o programa perto de casa, ela reservou um tempo para procurar atendimento com um cardiologista.

“Vim fazer um exame do coração. Eu estava precisando mesmo porque o médico passou esse exame pra mim e eu não consegui marcar aqui no posto de saúde, agora não deixei passar essa oportunidade”, explicou a marisqueira.

Até os turistas aproveitaram o atendimento gratuito do programa. Foi o caso da mineira, Auxiliadora de Oliveira, que estava de passagem pela cidade, viu a movimentação e se deparou com uma sala de massagem de graça.

“É ótimo chegar aqui e encontrar mãos abençoadas como a dele, eu parei para ganhar uma massagem”, disse a turista, referindo-se ao massoterapeuta Adriano Leão, que já participou em outras edições do evento aliviando o estresse da comunidade.

“Trabalhamos com massagem, somos do MOPS e viemos prestar serviço social, somos todos voluntários e viemos aliviar o estresse dos moradores que procuram os serviços do governo em ação”, contou o massoterapeuta. Adriano e mais outros profissionais são do Movimento Popular de Saúde (MOPS)  levaram ao mutirão as práticas integrativas, como massagens, reiki, aurículo terapia.

Já o trabalhador rural Alberto dos Santos, foi melhorar o visual. Procurou um barbeiro e saiu de lá de cabelo cortado e barba feita. “O atendimento está ótimo, se todos os governantes fizessem esse tipo de trabalho de atendimento ao povo, as coisas seriam muito mais fáceis pra gente”, disse o agricultor.

A coordenadoria de Políticas para Mulheres também esteve presente no evento a Unidade Móvel (ônibus lilás). O ônibus foi um dos dois entregues em 2013 pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República, quando o Estado de Sergipe aderiu ao Programa Mulher, Viver sem Violência. Os ônibus são unidades adaptadas para levar serviços de segurança e justiça às mulheres.

A Brigada de Educação, força-tarefa constituída pela Seed para realizar ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, entregou o selo verde ao colégio onde aconteceu o programa pelo destaque como escola exemplo de limpeza e cuidado.

“Colocamos na escola o selo verde. Isso demonstra que é uma escola bem cuidada, limpa, porque onde não há lixo não tem focos do mosquito. Aqui, a brigada da educação não encontrou nenhum foco do mosquito e deu a escola o selo verde”, disse Jorge Carvalho, Secretário de Estado da Educação.

Fonte ASN