13/06/16 - 13:34:13

Sejuc firma parceria com a Faculdade Maurício de Nassau (Foto assessoria)

Na manhã desta segunda-feira, 13, o secretário de justiça Antônio Hora Filho e o coordenador pedagógico geral da Sejuc, Genaldo Lima, receberam o coordenador da área de Tecnologia da Informação (TI), da Faculdade Maurício de Nassau, Marivaldo Pereira, para conversar sobre a implantação de um projeto educacional ligado à informática dentro das unidades prisionais.

A Faculdade Maurício de Nassau procurou a coordenação pedagógica da Sejuc com o intuito de realizar uma parceria, inicialmente não havia uma proposta concreta, apenas a certeza de que seria um trabalho na área da informática dentro das unidades prisionais, o coordenador pedagógico geral da Sejuc apresentou as necessidades do Sistema Prisional e foi realizado um planejamento entre as partes, a conclusão disto é a implantação de um curso de informática básica no sistema.

As primeiras unidades prisionais a serem atendidas serão o Copemcan, Prefem e Cadeão, e em um futuro próximo alcançar todas as penitenciárias sergipanas e deste modo, oferecer mais um projeto que possibilite meios de ressocialização para a pessoa privada de liberdade.

O coordenador de TI da Faculdade Maurício de Nassau, Marivaldo Pereira, explicou que a ideia de trazer para o Sistema Prisional conhecimento na área de informática partiu do aluno José Antônio, que cursa a disciplina de Análise e Desenvolvimento de Sistema com ele e que já possui proximidade com o Sistema Prisional por sua mãe ser servidora do sistema.

“Então eu conheci a penitenciária feminina e quando cheguei havia um projeto que me emocionou muito, então pensei que o ser humano ainda tem jeito, e resolvi que devíamos trabalhar isso ai e dar oportunidade a outras pessoas também. Os cursos serão de pequena duração, com o básico, Word, Excel, Power point, então dar um start e futuramente apresentar outras ideias, mas inicialmente aplicar um start, com no máximo 20h,” disse, Marivaldo Pereira.

O projeto intitulado “Informática nas penitenciárias, um novo futuro”, oferecerá o curso básico de 20h com 05 alunos cada turma, e a proposta é que sendo um curso básico e, por tanto em um período curto, a possibilidade de alcançar vários internos é maior. A Faculdade Maurício de Nassau apresentou o projeto ao secretário prevendo ceder equipamentos de informática para as aulas nos presídios, o que garantirá uma estrutura aos laboratórios onde acontecerão as aulas.

“A questão de mídia e de informática, hoje tudo trabalha com isso, está ai as redes sociais, então a gente precisa dar essa condição para que o detento cresça também com esses recursos, a gente está arrumando as vias para que eles cheguem realmente a um ponto que é as universidades, concurso público e se reintegre a sociedade, para isso o que vier estamos de braços aberto,” disse, Genaldo Lima.

Assessoria de comunicação – Sejuc