Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Governador participa da exposição da Fecomércio (Foto Marcelle Cristinne)

7749e3e232fa1c212cea1d823bc32

De acordo com o governador, a atuação da unidade móvel de saúde irá detectar novos casos de câncer, que aumentarão a demanda por tratamento pelo Estado, por meio do Hospital de Urgência, o Huse. Ele aproveitou a oportunidade para anunciar que a nova unidade de radioterapia do hospital entrará em funcionamento a partir de janeiro de 2017

O governador do Estado, Jackson Barreto, iniciou a semana participando da abertura da Exposição das unidades móveis da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe  (Fecomércio/SE), realizada no início da manhã desta segunda-feira, 13, na Praça General Valadão, centro de Aracaju. São cinco carretas que viajam por todo o interior sergipano oferecendo gratuitamente os serviços OdontoSesc, BiblioSesc, Sesc Saúde Mulher e Senac Turismo e Hotelaria e que ficarão até o próximo dia 17 abertas para o público da capital.

Dentre as carretas expostas, a grande novidade é a que prestará atendimentos voltados para a saúde feminina, com a presença de um mamógrafo, que começa a atender este ano. Nos demais serviços, o Sistema Sesc/Senac, braços social e profissional da federação, já alcançou em 2015 mais de 85 mil pessoas. Estão expostas cinco unidades, mas ao todo, nove rodam exclusivamente nas cidades do interior de Sergipe.

Para o governador Jackson Barreto, o serviço é de grande relevância e mostra a importância da visão de que o atendimento à população não é papel apenas do setor público. “Estou aqui em nome do Estado prestigiando o trabalho da Federação do Comércio porque eu vejo no sistema uma ferramenta importante de trabalho para ajudar o Estado e a população. No momento em que o Sesc completa 70 anos de serviço, vejo esses carros que prestarão serviço na área cultural, como a biblioteca importante para levar cultura, despertar para a leitura, uma unidade móvel que vai prevenir o câncer uterino e da mama, eu vejo nisso um gesto de amor, de compreensão da Federação através de Laércio para entender que as soluções dos problemas da população não dependem apenas do poder público, mas também do setor privado. Com esse trabalho,  é evidente que há um ganho muito grande para a população e o Governo do Estado só vem reconhecer e agradecer”, destacou o governador.

De acordo com o presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, apesar da alegria dos números já alcançados, é preciso fazer mais e levar ao conhecimento de um maior número de pessoas o serviço existente, esse é o foco da exposição. Somente na unidade de saúde da mulher, o investimento está avaliado em mais de R$ 2 milhões. Ela terá capacidade para atender 30 pessoas por dia e o primeiro município a recebê-la será Lagarto.

“As unidades vão viajar o estado todo. É o compromisso do sistema Sesc/Senac. Nós não estamos restritos apenas às nossas unidades físicas, naquilo que a gente não consegue alcançar através de um prédio construído, nós colocamos as unidades móveis na estrada. Esse é o nosso papel, nosso dever, mas acima de tudo é a nossa satisfação e alegria”, informou.

Parcerias

De acordo com o governador, a atuação da unidade móvel de saúde irá detectar novos casos de câncer, que aumentarão a demanda por tratamento pelo Estado, por meio do Hospital de Urgência, o Huse. Ele aproveitou a oportunidade para anunciar que a nova unidade de radioterapia do hospital entrará em funcionamento a partir de janeiro de 2017. Ele lembrou também que o Estado comprará serviços de uma nova clínica particular para este tipo de tratamento, que tem previsão de ser inaugurada no segundo semestre na capital, dando assim mais garantias de atendimento à população.

Jackson Barreto também anunciou novas parcerias do Governo com a Federação, como a cessão pelo Estado do antigo Hotel Palace, estrategicamente localizado, que será transformado pela Federação num espaço de serviços e lazer para os aracajuanos, ajudando a revitalizar o centro comercial da capital. “Não tenho dúvidas que a Federação dará um belo presente a Aracaju e o Governo do Estado dará seu apoio, pois não há dificuldade nesta parceria. Acredito na Federação do Comércio, em Laércio Oliveira e em seus companheiros”, concluiu o governador.

Ascom ASN

Leia também