Aracaju, 18 de abril de 2024

HEMOCENTRO DE SERGIPE HOMENAGEIA DOADORES DE SANGUE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

 

Nesta terça-feira, 14 de junho é celebrado Dia Mundial do Doador de Sangue. Para marcar a data, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) irá realizar uma cerimônia para os dadores a partir das 8h30, na recepção do Cadastro da unidade. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para sensibilizar as população e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar vidas.

O evento desta manhã também tem como objetivo homenagear os doadores sergipanos, divulgar a necessidade dos cidadãos se mobilizar para contribuir com o ato regular da doação, além de estimular os voluntários fidelizados a comparecerem ao Hemocentro de Sergipe.

Atualmente o Hemocentro de Sergipe conta com um cadastro de 168.119 voluntários que realizam no mínimo uma doação ao ano. A instituição atende mais de 27 unidades de saúde, dentre hospitais e maternidades da rede pública e conveniada. Ao todos, essas unidades realizam uma média, 2 mil transfusões de sangue por mês, sendo que somente o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o número de transfusões chega a 1.400.

Das doações registradas no último ano, 71,10% foram efetivadas pelo público masculinas e 28,90% pelo segmento feminino. O percentual de jovens na faixa etária de 18 a 28 anos de idade, corresponde a 40,5% das doações registradas no Hemose.

Doar sangue é seguro. O procedimento é orientado e acompanhado por profissionais de saúde capacitados e experientes, e todo o material utilizado na coleta é descartável. Doar sangue não faz mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, não engorda nem emagrece e não vicia. O organismo repõe rapidamente, entre dois e três dias a quantidade de sangue doada.

Serviço

Para o dia da doação é recomendado que o doador esteja bem alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento; faça um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação; não ingira bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evite fumar por pelo menos duas horas antes da doação. O serviço de coleta de sangue do hemocentro funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30. As pessoas interessadas em contribuir com o serviço devem entrar em contato com o Serviço de Social, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174.

Por: Rosângela Cruz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também