14/06/16 - 06:06:07

Internos do sistema prisional terão acesso a curso de informática (Foto ascom Sejuc)

Iniciativa será desenvolvida, inicialmente, no Complexo Penitenciário José de Carvalho Neto, Cadeia Pública Territorial de Nossa Senhora do Socorro e Presídio Feminino

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc), em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, desenvolverá, inicialmente, no Complexo Penitenciário José de Carvalho Neto (Copemcan), Cadeia Pública Territorial de Nossa Senhora do Socorro (Cadeião) e Presídio Feminino (Prefem) o projeto ‘Informática nas penitenciárias, um novo futuro’. O curso básico de 20h será realizado junto aos internos e busca alcançar, posteriormente, as demais cadeias.

O projeto foi apresentado pela Faculdade Maurício de Nassau na manhã desta segunda-feira, 13, ao secretário de Justiça, Antônio Hora Filho, e ao coordenador pedagógico geral da Sejuc, Genaldo Lima, e tem o objetivo de oferecer novo meio de ressocialização para as pessoas privadas de liberdade.

Segundo o coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da faculdade, Marivaldo Pereira, a ideia de realizar o curso partiu do seu aluno José Antônio, que possui proximidade com o sistema prisional por sua mãe ser servidora da área.

“Conheci a penitenciária feminina e quando cheguei havia um projeto que me emocionou muito. Então resolvi que devíamos oferecer essa oportunidade. Os cursos serão de pequena duração e abordam informações básicas sobre Word, Excel e Power point”, disse Marivaldo Pereira.

“A gente precisa dar condição para que o detento cresça com novos recursos, como o das redes sociais. Por isso estamos organizando os cursos para que, posteriormente, ele tenha acesso à universidade, concurso público e se reintegre a sociedade”, afirmou Genaldo Lima.

Ascom Sejuc