14/06/16 - 10:19:36

Bienal do livro de Itabaiana passa a ser patrimônio cultural de Sergipe (Foto assessoria)

Além de ganhar espaço no calendário oficial de eventos do Estado, a Bienal do Livro, realizada anualmente no município de Itabaiana, no mês de outubro, passa a ser Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe. A iniciativa, da deputada estadual Maria Mendonça (PP) foi aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa e aguarda sanção do Governo.

Para Maria, a Bienal é o espaço mais democrático e interativo construído pelo movimento social. “Sem discriminação e preconceitos, toda e qualquer pessoa pode se inscrever e participar. A Bienal é o momento em que as pessoas deixam de ser apenas plateia e tornam-se protagonistas”, resumiu a deputada.

Em sua justificação do Projeto, Maria ressalvou que a cultura é um direito fundamental do ser humano e, ao mesmo tempo, um importante vetor de desenvolvimento econômico e de inclusão social. “Incontestavelmente o que se pleiteia é tão somente que se faça valer um dos seus deveres, quais seja, incentivar, preservar e valorizar as manifestações culturais nele disseminadas”, disse Maria.

A deputada ressaltou a relevância das atividades desenvolvidas num evento, onde se busca despertar no seu público – das mais variadas idades – o gosto pela leitura, escrita, artes cênicas, música, dança, gastronomia etc. “Além de procurar resgatar os costumes culturais da cidade, promovendo apresentações folclóricas e propagando a importância, por exemplo, da Chegança de Santa Cruz cujo fundador, o senhor José Serafim de Menezes, conhecido como “Zé de Biné” será homenageado na edição deste ano”, contou a deputada.

Ela observou que, este ano, além dos filhos ilustres de Itabaiana e dos mais diversos célebres sergipanos, terá em sua programação participantes dos Estados de Pernambuco, São Paulo e Paraná e, gradativamente vem alcançando seu objetivo precípuo, ou seja, aproximar a cultura existente na cidade e no Estado à população.

Por Camila Ramos – Agência Alese de Notícias