Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

TCE: CLÓVIS RECEBE OS MEMBROS DA COMISSÃO ESTADUAL DA VERDADE

_TCEEEEEEEEEEEEE

Integrantes da Comissão Estadual da Verdade “Paulo Barbosa de Araújo” (CEV-SE) estiveram no gabinete do conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), na manhã desta terça-feira, 14, para expor o trabalho que vêm desenvolvendo e debater uma possível parceria com a Corte.

A visita ao TCE remete ao termo firmado recentemente entre a Comissão e o Arquivo Nacional, com propósito de permitir livre acesso aos documentos dos vários órgãos da repressão que atuaram no Brasil no período de 1946 a 1988. Nesse sentido, a ideia seria repassar ao Tribunal documentos cujo conteúdo tenha alguma referência ao órgão.

O acervo documental é relacionado a instituições como ASI-UFS, ASI-DESO, ASI-Petrobras, 28º BC, Delegacia de Ordem Pública, IML, Arquidiocese de Aracaju, Procuradoria Geral do Estado e outras ramificações.

Ao se colocar à disposição para dar sua contribuição, o conselheiro Clóvis Barbosa disse ser elogiável o trabalho desenvolvido pela CEV-SE no sentido de identificar e tornar pública as violações aos direitos humanos praticadas durante o regime militar. O presidente do TCE também concordou em ceder alguns móveis usados para a CEV-SE.

Na reunião a Comissão foi representada pelo seu presidente em exercício, o pesquisador e professor Gilfrancisco, além do coordenador de Direitos Humanos do Governo do Estado, professor Antônio Bittencourt, o advogado Elito Vasconcelos e o professor Gilson Reis. Também esteve presente o diretor de Comunicação do TCE, Marcos Cardoso.

Fonte TCE

Leia também