Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

De olho em 2018

 

Ao prometer pendurar as chuteiras ao final do mandato, o governador Jackson Barreto (PMDB) deu o pontapé inicial da ainda longe disputa eleitoral de 2018. A deixa do peemedebista despertou o interesse da classe política pelas duas vagas a serem abertas para o Senado com o fim dos mandatos de Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSC). Lideranças como os prefeitos de Socorro, Fábio Henrique (PDT), e de Canindé, Heleno Silva (PR), estão entre os que captaram a mensagem de Jackson. Claro que antes desse distante confronto teremos este ano a disputa municipal, com destaque para a Prefeitura de Aracaju. Quem se sair bem no pleito de outubro terá dado um importante passo para 2018, porém aconselha-se cautela aos mais afoitos, pois muita coisa acontecerá em Sergipe nos próximos quatro anos, havendo, inclusive, a possibilidade de o governador desistir da anunciada aposentadoria política. Duvida?

E quem teme?

Embora negue, o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ameaçou levar com ele para “o fundo do poço” 150 deputados federais, um senador e um ministro deste governo temerário. No recado ao presidente tampão, o peemedebista alertou que se não for salvo, fará um estrago dos diabos no Congresso. Como na Câmara e no Senado só há cidadãos de bem (ou seria de bens?) tá na hora de cassar Eduardo Cunha pra ver se ele possui mesmo bala na agulha para cair atirando. Tem nada!

Escravidão

Mais de 39% dos trabalhadores resgatados no Brasil de condições análogas à de escravo não tinham concluído o 5º ano do ensino fundamental, 32,8% eram analfabetos e 14,6% tinham do 6º ao 9º ano escolar incompletos. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), esse crime está tão enraizado no Brasil que o aumento da fiscalização levará também ao crescimento da descoberta de trabalhadores submetidos a situações degradantes. “Onde o fiscal vai, encontra trabalho escravo”, denuncia a CPT. Uma lástima!

Mais votado

O Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural de Sergipe defende a nomeação de Erinaldo Pereira Santos como representante dos empregados no conselho de administração da Emdagro. A entidade apela ao governador Jackson Barreto (PMDB) que o indique, pois Erinaldo foi o mais votado da lista de quatro candidatos que pleiteiam o cargo.

Cortesia

E o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, foi visitado ontem pelo general Artur Costa Moura, comandante da 6ª Região Militar do Exército. Ambos conversaram sobre o intercambio entre as duas instituições. “Sempre que solicitados pelo TRE, temos colocado nossa força em apoio aos pleitos eleitorais”, frisa o militar. Costa Moura veio a Aracaju receber o título de cidadão sergipano concedido pela Assembleia.

E o IPTU?

Depois de ter contribuído para reduzir drasticamente o reajuste da taxa de terreno de marinha, bem que o vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) poderia lutar para diminuir o exagerado aumento do IPTU cobrado em Aracaju. Será mais fácil do que a bem sucedida luta contra o tributo federal, pois o prefeito João Alves Filho (DEM) costuma ouvir Machadão. Além do mais, basta o demista mandar um projeto para a Câmara de Vereadores, que até a oposição vota a favor.

Emprego de volta

O ex-diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Pedro Varoni, entrou no Supremo Tribunal Federal com um mandado de segurança visando retornar ao cargo. Ele foi exonerado no dia 19 de maio pelo presidente deste governo temerário. Segundo o ex-diretor, a Lei que criou a EBC estabeleceu que a diretoria-geral tem mandato de três anos e não pode ser destituída por livre iniciativa. Em março passado, Varoni trocou a direção de jornalismo da TV Sergipe pelo cargo na EBC.

Fim de um ciclo

Num trecho do artigo “O ocaso de João Alves Filho na política”, o professor de direito da Universidade Federal de Sergipe, Afonso Nascimento, escreve o seguinte: “Seu desgaste político junto à opinião pública é evidente: pesquisas de opinião com avaliação muito negativa de seu governo, tributos exorbitantes impostos à população, problemas com o pagamento dos servidores, ruas e avenidas com buracos e remendos, um ‘BRT’ que virou motivo de zombaria etc. Uma nova geração de políticos está pedindo passagem”. Misericórdia!

Troca de figurinhas

Com a energia elétrica do diretório municipal cortada, dirigentes e filiados do PT em Aracaju se reuniram ontem na sede da CUT. Trataram sobre as eleições deste ano, mas não discutiram pontos polêmicos, como candidaturas e coligações. Os petistas da capital voltarão a se reunir no mês que vem, durante o encontro regional do partido.

Abaixo a homofobia

O Brasil ficou consternado com o brutal assassinato de 49 pessoas numa boate gay na Flórida (EUA). Os mesmos que lamentaram tamanha brutalidade, não movem uma palha contra a homofobia praticada por parte dos brasileiros. Com base em dados do grupo Gay da Bahia, a deputada estadual Sílvia Fontes (PDT) alertou que quase todo dia um homossexual é assassinado neste país. Somente no ano passado, 318 gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais foram covardemente mortos no Brasil. Lastimável!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 16 de outubro de 1907.

Resumo dos jornais

Leia também