14/06/16 - 11:02:19

Diretor do HC de Barretos vem a Sergipe inaugurar a unidade (Foto assessoria)

O Diretor -geral do Hospital de Câncer de Barretos, SP, Henrique Moraes Prata, participa nessa sexta-feira, 17/06, às 10h, na Praça Filomeno Hora, no município de Lagarto, da inauguração da unidade móvel “Sesc Saúde Mulher”.

A equipe médica do hospital será responsável pelos laudos dos exames de mamografia, que serão realizados na unidade móvel. O atendimento será gratuito e aberto à comunidade, principalmente, a população de baixa renda, residente em áreas menos favorecidas da capital e interior do Estado.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio – Sesc/Senac, Laércio Oliveira, a chegada da unidade móvel a Sergipe representa um marco no trabalho realizado pela instituição no campo da saúde, no que diz respeito à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.

A Unidade Sesc Saúde Mulher além de diversas ações de educação em saúde terá a capacidade de realizar 32 exames citopatológicos por dia (640/mês em média) e 38 mamografias diárias (760/mês aproximadamente).

Com caráter itinerante e permanência em municípios interioranos a unidade atuará em parceria com órgãos públicos. Sua estrutura é dividida em consultório ginecológico, sala de mamografia, banheiro e estrutura externa com espaço multimídia para ações educativas, funcionamento de recepção e sala de espera.

Para o funcionamento será disponibilizada toda estrutura física e de equipamentos, incluindo o novo mamógrafo digital 3D da Siemens- o MAMMONAT INSPIRATION – que permite a detecção de lesões em estágios iniciais, além de todo o material de consumo.

A unidade móvel também contará com uma equipe formada por um médico, um enfermeiro, dois técnicos em radiologia, um educador em saúde, um artífice de manutenção e o coordenador do projeto.

Por Maria Aparecida Freire Onias