14/06/16 - 09:44:39

Professora da rede Estadual lançará livro sobre a TV Digital (Foto Maria Odilia)

Por Lívia Lessa

Na próxima sexta-feira, 16, a partir das 17h, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Deda, acontecerá o lançamento do livro “A TV Digital na Difusão da Educação Ambiental”.

A autora, Jéssica Gonçalves de Andrade, é professora da Escola Estadual Profª Aurea Melo, localizada no Bairro Soledade, na capital sergipana.

Fruto da pesquisa de mestrado, o livro apresenta uma discussão acerca da sustentabilidade a partir do programa Ecoprático, exibido pela TV Cultura.

De acordo com a autora, o estudo buscou compreender como a TV pode potencializar a propagação das ideias de sustentabilidade.

“O conteúdo apresentado no livro possibilita que os leitores ampliem os conhecimentos acerca da temática. As reflexões mostram que é possível utilizar outros meios didáticos além da sala de aula”, explica a pesquisadora.

A TV Digital na Difusão da Educação Ambiental

Segundo a autora, a TV deve ser considerada como uma aliada na Educação.

“A produção deste livro foi possível por meio da minha aprovação em um edital da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, Fapitec”, relembra Jéssica.

Para ela, é essencial que a população tenha acesso aos estudos realizados nas universidades e centros de pesquisa.

“O livro mostra como a TV consegue educar de maneira informal e traz à tona uma discussão e reflexão acerca da importância de reduzir o consumo, reutilizar e reciclar”, diz.

A docente também é doutoranda do Programa de Difusão do Conhecimento na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Conforme explica a pesquisadora, “é extremamente enriquecedora a realização de pesquisas na área de audiovisual que perpassam pela Educação”.

Assessoria de Comunicação da SEED