15/06/16 - 05:06:34

PM conclui 5º Estágio de Operações de Choque com homenagens (Foto ascom)

“Oh! Senhor dos Exércitos, emana de Ti a nossa missão e o nosso dever. Tu que és a sabedoria infinita, dai-nos os conhecimentos específicos da nossa função, a disciplina e o auto controle para empregá-los”. Esta oração, conhecida como Oração do Choqueano, consagrou a formatura de 28 alunos do 5º Estágio de Operações de Choque, realizado no período de 30 de maio a 10 de junho. A cerimônia ocorreu na tarde dessa sexta-feira, 10, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

Os concludentes entraram em formação no pátio do CFAP, sob o comando do capitão Nelson dos Santos Eron, coordenador do curso, o qual solicitou permissão ao comandante do Batalhão de Choque (BPChq) da Polícia Militar de Sergipe, major Flávio Arthur Azevedo Ervilha, para dar início à solenidade. Após autorização, os presentes entoaram o Hino Nacional e o evento seguiu com as devidas honras militares.

Na oportunidade, o comandante do BPChq reconheceu os esforços de personalidades civis e militares que colaboram para a realização do 5º Estágio de Operações de Choque. Foram enaltecidos os nomes do comandante geral da PM, coronel Marcony Cabral Santos; do chefe da 4ª Seção do Estado Maior Geral, tenente-coronel Edenisson; do comandante do Policiamento Militar da Capital, tenente-coronel Vivaldy; do comandante do 3º Batalhão da PM, tenente-coronel Carlos Rolemberg; do diretor da Academia de Polícia Civil, Jocélio Franca Froes; do diretor da Fundação Renascer, Wellington Mangueira; do superintendente do SESI, Acrízio Souza; e do instrutor do Setor Armamento e Munição, sargento Gilson Santos.

O evento homenageou, também, os três alunos destaques do curso: os soldados Leandro César de Oliveira e Amanda Ferreira Alves, com médias gerais 10,00, e a cabo Ângela Barbosa dos Santos, terceira colocada, com média 9,75. Eles foram agraciados com os brevês do estágio e premiação simbólica entregues por oficiais do BPChq.

Em virtude do bom desempenho nas instruções do Estágio de Choque, a Polícia Militar concedeu título de Mérito Operacional a outros três militares: os soldados Adílio Luiz Azevedo César, Jonatas dos Santos Fonseca e Maurício Oliveira Andrade. Eles e os demais concludentes receberam os brevês de seus padrinhos, num momento de alegria, que refletiu o sentimento de orgulho e superação dos policiais militares, os quais tanto se empenharam por esta conquista.

A solenidade foi encerrada com a Oração do Choqueano, quando os alunos, na presença de familiares e amigos, reafirmaram o compromisso com a segurança da sociedade, pautada nos princípios de fidelidade à doutrina e visando à paz e à ordem pública: “Se preciso for, oh! Deus, pereceremos pela fidelidade à doutrina. Assim a moral, a dignidade e a força do choqueano ecoarão pela eternidade; e quando caminhar em direção a Vós, terei a certeza de que serei um Homem de Choque, nesta e em outras vidas, Pela Paz e Pela Ordem”. Que assim seja!

Ascom PM