15/06/16 - 07:10:51

Seminário promove atualização de profissionais sobre Saúde (Foto ascom)

Evento promoveu discussões sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, violência nas escolas e o mosquito Aedes aegypt

O seminário de atualização das temáticas do Programa Saúde nas Escolas (PSE), realizado nesta terça-feira, 14, reuniu cerca de 150 profissionais das áreas de Educação e Saúde. O evento promoveu discussões sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), violência nas escolas e o mosquito Aedes aegypti.

O diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Fábio Leite, destacou a importância do trabalho realizado pela equipe do PSE e da parceria entre as Secretarias Estaduais de Educação e Saúde.

“Saúde e Educação trabalham em conjunto, principalmente agora, momento em que vivemos epidemias com o Aedes e todas as doenças que ele transmite. A Seed está fazendo um trabalho muito intenso dentro das escolas, através da Brigada da Educação. Não tenho dúvidas de que hoje todos irão aprimorar e trocar experiências e voltar para os seus municípios com mais informações”, declarou Fábio.

O coordenador do PSE, Roosevelt Costa, explicou que o objetivo é subsidiar os participantes para que possam desenvolver atividades nas escolas dentro de temáticas como saúde sexual e reprodutiva, violência na comunidade escolar e doenças transmissíveis pelo Aedes.

“Esse é um seminário de atualização conceitual. Vamos revisar os dados epidemiológicos em relação a essas temáticas no contexto do estado e do Brasil como um todo, além de instrumentalizá-los para que continuem desenvolvendo atividades”, afirmou Roosevelt.

Palestras

Pela manhã, houve uma palestra sobre ‘Doenças transmitidas pelo Aedes e impactos sociais’, ministrada pela coordenadora do Núcleo de Endemias da Secretaria Estadual de Saúde, Sidney Lurdes. Ela destacou a importância de repassar esses conhecimentos para todos.

“Esses profissionais são formadores de opinião, estão em sala de aula com os alunos, que são nossos disseminadores de informação. Esse é um momento importante para que a gente agregue pessoas nesse controle e nas medidas preventivas do Aedes e das doenças que são transmitidas por ele”, disse.

Em seguida, o médico Almir Santana proferiu palestra com o tema ‘Saúde Sexual e Reprodutiva’. Após cada apresentação foi aberto espaço para debates.

À tarde a palestra fica por conta da coordenadora do Serviço de Educação em Direitos Humanos (SEDH), Josevanda Franco, com a mesa temática sobre ‘Comunidade Escolar e Violências’.

O último debate fica por conta do coordenador da Brigada da Educação contra o Aedes, Jorge Costa, que abordará ‘Metodologias de Educação Preventiva’.

Ascom Seed