15/06/16 - 08:06:55

São João da Gente Sergipana promete festança para o último dia (Foto ascom)

Próxima sexta, dia 17, tem forró com Sergival, Pisada Burundanga, Feirinha da Gente, Barco de Fogo e Espadas de Estância

A brincadeira junina continua no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda. Na próxima sexta-feira, dia 17, tem mais programação no São João da Gente Sergipana 2016, realizado pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe desde o dia 03 de junho com o objetivo de difundir, promover e valorizar a cultura sergipana.

Depois de Samba de Coco, teatro, quadrilha junina e oficina de sons juninos, a programação do São João da Gente Sergipana trará para o público uma grande festa, que contará com a Feirinha da Gente, o grupo Burundanga Percussivo, o cantor Sergival, o Barco de Fogo e as Espadas de Estância.

A partir das 15 horas, estará aberta a Feirinha da Gente, que nessa edição disponibilizará aos visitantes uma diversidade de artigos relacionados ao ciclo junino, além de produtos da linha do Coletivo Japaratuba em Rede, fruto do Projeto ‘Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas’, uma iniciativa realizada pelo Instituto Banese com o Patrocínio da Petrobras.

A Feirinha da Gente é um espaço criado para artesãos e pequenos produtores exporem e comercializarem produtos tradicionais e contemporâneos, oriundos de Aracaju e de diversos municípios sergipanos, reunindo em um único ambiente a diversificada e talentosa arte sergipana. A Feirinha vem acontecendo nos eventos que fazem parte do calendário de atividades do Museu da Gente, atraindo um público diversificado.

A Pisada Burundanga, com o grupo Burundanga Percussivo, levará para a festa junina do Museu da Gente Sergipana o marcante ritmo da percussão. Esbanjando o som dos surdos, tamborins, agogôs, ganzás, xequerês, caixas e repiniques, o grupo fará uma mistura rítmica junina envolvente que não deixará ninguém parado. O Grupo Burundanga Percussivo, cujo idealizador e maestro é o músico Pedro Mendonça, tem como objetivo promover o aprendizado e o conhecimento de ritmos sergipanos e brasileiros através da teoria e prática em instrumentos de percussão.

Em seguida, a animação do arraiá ficará por conta do músico, cantor e compositor Sergival, que apresentará um repertório composto por músicas do seu novo CD, intitulado Festança, em comemoração aos seus 30 anos de carreira. Festança foi lançado em edição especial nas cidades de Londres e de Lisboa para o público europeu no primeiro semestre de 2016, durante importantes festivais de forró realizados anualmente naqueles países e no Rio de Janeiro na Sala Sidney Miller, acompanhado pelo Conjunto Época de Ouro com transmissão ao vivo pelas Rádio MEC e Rádio Nacional. O disco é uma coletânea com os principais clássicos do forró de Sergipe e conta com as ilustres participações de Zé Calixto, Léo Gandelman, Rildo Hora, e foi gravado por uma banda composta pelos destacados instrumentistas Ney Conceição, Carlos Balla, Silvério Pontes, Reppôlho, Erón Lima, dentre outros.

O último dia de São João da Gente Sergipana contará ainda com a pirotecnia do Barco de Fogo e das Espadas de Estância, manifestações tradicionais do município no período junino e que no dia 17 levarão magia ao São João do museu.

Ações educativas também fazem parte da programação e serão realizadas até 22 de junho. Todas as terças e quintas, às 10h, acontece a Oficina de Adereços Juninos; e às quartas-feiras, às 14h, a brincadeira será com Pescaria no Balaio Cultural, sob a organização da equipe de educadores do Museu da Gente Sergipana, que também receberá os visitantes com dicas de simpatias e receitas juninas. O agendamento para participar das ações educativas deve ser realizado através do telefone (79) 3218-1551.

A programação é aberta ao público em geral e totalmente gratuita, basta levar a animação e disposição para brincar e dançar. No dia 17, o museu ficará aberto para visitação das 10h às 17h. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, em Aracaju.

Da assessoria