15/06/16 - 17:09:09

Comerciantes da faixa de areia da Orla devem fornecer cestos de lixos

A Lei Municipal de Nº 4.800, de autoria da vereadora Lucimara Passos (PC do B),que obriga os vendedores de produtos comestíveis da faixa de areia da Orla de Aracaju a fornecer cestos de lixo para consumidores foi finalmente sancionada pelo prefeito João Alves Filho (DEM). A publicação saiu esta semana no Diário Oficial de Aracaju.

De acordo com a nova lei, os comerciantes que se utilizam da faixa de areia da Orla vendendo produtos comestíveis tenham um lugar adequado para a disposição do lixo. “Cada mesa disposta na areia deve ter um cesto assim como o vendedor ambulante fornecer para o consumidor a forma correta do descarte de lixo”, detalhou Lucimara, autora da lei.

Conforme informações oficiais retiradas do site da Prefeitura de Aracaju, a Empresa Municipal de Serviços (Emsurb), através dos agentes de limpeza, atua numa área de aproximadamente de 25 km ao longo da praia – uma equipe saindo do Farol (proximidades da Coroa do Meio) até os Arcos e outra no sentido contrário que vai dos Arcos até a praia da Aruana. A limpeza da praia acontece semanalmente às segundas e sextas-feiras.

Para Lucimara, a lei vai beneficiar tanto o poder público como, principalmente, o meio ambiente. “O motivo desta lei é tornar as praias de Aracaju cada vez mais limpas. Com o serviçoefetivo e eficaz de limpeza associado a projetos de conscientização ambiental e aplicação da lei, será possível provocar economia para os cofres públicos, pois teremos menos resíduos para recolher na área”, expõe.

Por: Mayusane Matsunae