16/06/16 - 05:06:33

MATRICULA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO CRESCEM EM 11%

O Governo de Sergipe registrou em 2016 a matrícula de 177 mil alunos na rede pública. Comparado a 2015, o aumento foi de 11%. Esse ano, o processo de solicitação de vagas nas escolas foi online e, de acordo com o secretário da Educação, Jorge Carvalho, a reestruturação das unidades de ensino foi fundamental para alcançar o crescimento no número de interessados em ingressar nos colégios estaduais.

As informações foram passadas pelo secretário durante entrevista concedida nesta quarta-feira, 15, ao radialista George Magalhães, do programa jornalístico Hora da Verdade. Para Jorge, as ações promovidas pelo Governo do Estado na área da Educação têm criado um ambiente de credibilidade na sociedade sergipana, que está voltando a matricular seus filhos nas escolas da rede estadual. “Isso se comprova com o aumento considerável de matrículas que registramos em 2016”, acrescentou.

Carvalho contou que em 2000 havia 300 mil estudantes matriculados na rede estadual e que, após esse ano, Sergipe registrou diminuição desse número, atingindo, em 2015, a marca média de 160 mil matrículas em escolas públicas do estado.

Novas escolas

O secretário aproveitou a oportunidade para falar sobre a reestruturação pela qual passa a rede estadual de ensino, e que novas unidades escolares estão sendo concluídas pelo Governo de Sergipe, sendo cinco delas já prontas ou em fase final da obra.

“Apenas em Nossa Senhora do Socorro, o governo já concluiu a construção de uma escola que será modelo em todo estado, o Colégio Estadual João de Seixas Dórea. Finalizaremos ainda a construção de uma escola profissionalizante no conjunto Marcos Freire II, que terá o nome de Ulisses Guimaraes”, disse.

Jorge Carvalho acrescentou que outras duas grandes escolas de educação profissionalizante também estão em fase adiantada de construção, sendo uma no município de Nossa Senhora das Dores e outra na cidade de Umbaúba. “São investimentos vultosos que o governo tem feito na educação pública sergipana, mesmo no momento de crise em que se encontra o país e o estado, demonstrando o compromisso do governo com a educação da nossa gente”, ressaltou.

Ouvintes

Em intervenção feita por telefone, o prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, agradeceu ao secretário os investimentos já feitos pelo governo nas escolas da rede no município, que reformou e ampliou três das cinco unidades de ensino localizadas na cidade, e solicitou que também seja dada atenção às outras escolas (Noêmia de Souza e Dom Brandão).

“Com relação às demandas do Colégio Noêmia de Souza, estivemos reunidos ontem com uma comissão de estudantes, professores e pais de alunos, demos alguns encaminhamentos emergenciais e asseguramos para o 2º semestre uma manutenção na estrutura física dessa unidade”, afirmou o secretário.

Jorge explicou ainda que no Centro Estadual de Educação Profissionalizantes Dom Brandão de Castro, o governo está finalizando a construção de um alojamento para acomodar os estudantes da escola.  “Também para o Dom Brandão, autorizamos em maio a execução de serviços complementares de infraestrutura, que somam mais de R$ 630 mil” completou.

O secretário também falou sobre o concurso do magistério ao ser questionado por uma ouvinte. Ele explicou que o certame de 2012 previa a contratação de 1.600 profissionais, porém o Governo do Estado contratou 3.200 profissionais, sendo 600 apenas em 2016.

Outra questão abordada por Jorge Carvalho foi a respeito da contratação de 250 merendeiras e 50 vigilantes para reforçar os dois setores com carências na Secretaria de Estado da Educação. Ele esclareceu que, ao se reunir com o governador Jackson Barreto na última terça-feira, 14, foram autorizadas as novas contratações.

Fonte: ASN