16/06/16 - 06:40:26

Tamar celebra o Dia Internacional da Tartaruga Marinha (Foto: Divulgação)

Junho é um mês muito especial para conservação da natureza, comemora-se o dia mundial do meio ambiente, 5, o dia mundial dos oceanos, 8 e o dia internacional da tartaruga marinha, 16. Para unir essas datas e celebrar a vida das cinco espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil, o Projeto Tamar inaugura a exposição ‘Tamar Muito Mais que Tartarugas’, em Aracaju, na área externa do Oceanário, região dos lagos, a partir do dia 16 de junho.

A exposição mostra o que o Tamar faz para proteger as tartarugas marinhas em todo o Brasil. Destaque para a fundamental interação com as comunidades costeiras no trabalho e no cuidado com esses seres que estão no planeta desde o tempo dos dinossauros. A inauguração da réplica do filhote saindo do ovo, ilustra a presença do Tamar em Sergipe, o estado que é o maior sitío reprodutivo da tartaruga-oliva no Brasil. Além disso, será mais um importante ponto turístico da Orla de Atalaia.

Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, o apoio do Bradesco Capitalização, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais.

SERVIÇO

Evento com a imprensa e apoiadores

Café da manhã com a Imprensa e Inauguração da Réplica

Data e horário: 16/06/2016, às 07h00.

Local: Projeto Tamar – Oceanário de Aracaju – Av. Santos Dumont -1010 – Atalaia, Aracaju – SE

Mais informações: (79) 99866-3086 – (79) 99956-7274

Visite o Projeto Tamar em Aracaju, av. Santos Dumont, 1010, Atalaia, região dos lagos.

Evento ao público em geral

Programação de Atividades Interativas no Projeto Tamar – Oceanário de Aracaju

10:00 Exposição Tamar Muito Mais que Tartarugas

10:45 Alimentação Interativa das Tartarugas

15:00 Palestra o Dia Internacional da Tartaruga e Enriquecimento Ambiental com a Tartaruga

17:00 Soltura de Filhotes de Tartaruga (saída em frente a bilheteria do Oceanário)

Ingressos:

R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia-entrada)

A Exposição Tamar Muito que Tartarugas e Soltura de Filhotes são atividades gratuitas.

Fonte: Tamar