Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado no Hemose (Foto ascom SES)

21cb2807a017f3eb7fe888ef8eecc20d

A ação, realizada pelo Hemose, reuniu doadores, colaboradores e gestores em uma festa junina para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue

Um dia de agradecimento pelo ato solidário da doação de sangue marcou a comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta terça-feira, 14. A ação realizada no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), reuniu doadores, colaboradores e gestores em um mini arraiá decorado com motivos juninos na recepção da unidade.

O evento de integração foi prestigiado pela secretaria de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, e o diretor Geral interino da FSPH, Hans Lobo. A ação também contou com as colaborações do Instituto Movimento de Mulheres de Siriri, Associação Gloriense de Doadores de Sangue e projeto Mãos Amigas de Poço Redondo, que estimulam voluntários em suas comunidades para contribuir com o serviço.

“O Hemose é um dos mais importantes serviços de saúde de Sergipe. As campanhas são importantíssimas para agregar mais doadores. Doar sangue é um ato de amor”, afirma Conceição Mendonça.

Na ocasião as gerentes de Coleta, Florita Aquino, e de Captação, Rozeli Dantas agradeceram aos doadores. “Nossa eterna gratidão a todos que comparecem ao serviço e ainda trazem familiares, parentes e amigos. Aos nossos colegas de trabalho, que também são doadores, nosso reconhecimento”, resumiram.

Já a assessora técnica Lourdes Alice Marinho aproveitou para enfatizar a necessidade de ampliar as doações de sangue. “Durante o mês de junho, o serviço trabalha para aumentar as doações e assegurar a manutenção do estoque estratégico de sangue. Parabenizo a todos que, em um gesto de amor e humanismo salvam vidas, especialmente aos grupos organizados de doadores”, frisou a médica oncohematologista.

“Acompanho sempre nos meios de comunicação a questão do estoque de sangue. Aproveitei o projeto com as mulheres donas de casas que desenvolvo no município para incentivar a doação de sangue, entre as nossas participantes”, comentou Márcia Mascarenhas, responsável pelo grupo de Siriri.

Os jovens doadores Overlaque Alves Feitosa Junior e Evani Barbosa estavam com o grupo. “Minha esposa teve um linfoma e sei bem dessa necessidade por sangue e plaquetas”, disse Junior ao salientar que todos devem ajudar ao próximo com mais amor no coração.

“Estou feliz em realizar minha primeira doação de sangue aqui com minhas parceiras do movimento de mulheres”, declarou Evani.

Doadores frequentes

Parceiro do Hemocentro de Sergipe há cerca de sete anos, o grupo de Nossa Senhora da Glória também mobilizou um grupo com 15 associados. Solidários, alguns membros renovaram a doação e outros decidiram conhecer o serviço, como a cabeleireira Laila Samara da Silva Santana.

“Eu estava na casa da minha prima e um amigo nos convidou. Foi assim que vim ao Hemose”, relatou a profissional.

Mãos Amigas

Para ajudar ao próximo e também participar da celebração do Dia Mundial do Doador, integrantes do projeto ‘Mãos Amigas Sem Fronteiras’ viajaram 189 quilômetros até Aracaju para salvar vidas.

“A nossa proposta é ampliar o número de pessoas participantes, e retornar a cada quarenta dias ao serviço. Sempre com novos candidatos a doação”, ressaltou Elizabete Cristina Alves dos Santos, líder do grupo.

Ascom SES

Leia também