16/06/16 - 09:21:05

LAGARTO: UNIDADE “SESC SAÚDE MULHER” SERÁ INAUGURADO

O Serviço Social do Comércio – Sesc inaugura nesta sexta-feira, 17/06, às 10h, na Praça Filomeno Hora, no município de Lagarto, a unidade móvel “Sesc Saúde Mulher”. Com caráter itinerante e permanência em municípios interioranos a unidade atuará em parceria com órgãos públicos na prevenção do câncer de mama e colo de útero através da realização de exames de rastreamento como a Mamografia Digital e o Papanicolau (Citopatológico), além de ações educativas para a promoção da saúde.

A estrutura da unidade móvel é dividida em consultório ginecológico, sala de mamografia, banheiro e estrutura externa com espaço multimídia para ações educativas, funcionamento de recepção e sala de espera.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio – Sesc/Senac, Laércio Oliveira, a equipe médica do Hospital de Câncer de Barretos, SP, será responsável pelos laudos dos exames de mamografia. O atendimento será gratuito e aberto à comunidade, principalmente, a população de baixa renda, residente em áreas menos favorecidas da capital e interior do Estado. “A Chegada da unidade móvel a Sergipe representa um marco no trabalho realizado pela instituição no campo da saúde, no que diz respeito à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero”, ressaltou o presidente.

Além de diversas ações de educação em saúde a unidade Sesc Saúde Mulher terá a capacidade de realizar 32 exames citopatológicos por dia (640/mês em média) e 38 mamografias diárias (760/mês aproximadamente).

Para o funcionamento será disponibilizada toda estrutura física e de equipamentos, incluindo o novo mamógrafo digital 3D da Siemens- o MAMMONAT INSPIRATION – que permite a detecção de lesões em estágios iniciais, além de todo o material de consumo.

A unidade móvel também contará com uma equipe formada por um médico, um enfermeiro, dois técnicos em radiologia, um educador em saúde, um artífice de manutenção e o coordenador do projeto.

Após a inauguração, a unidade móvel será deslocada para Aracaju, onde ocorrerá à calibragem do mamógrafo e a instalação dos sistemas para a transmissão dos laudos, trabalho que será realizado pela equipe do Hospital de Câncer de Barretos. Passada essa etapa a unidade iniciará o atendimento ao público em parceria com as prefeituras municipais que formularem convênio com o Sesc.

Da assessoria