17/06/16 - 08:08:38

Governador discute ensino integral com presidente do Instituto Natura (Foto ascom)

O presidente do Instituto Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Marcos Magalhães, também participou do encontro e explicou o modelo de ensino integral que pode ser implantando na rede estadual de ensino

O governador Jackson Barreto recebeu na tarde desta quinta-feira, 16, no Palácio de Veraneio,  os presidentes do Instituto Natural, David Saad, e o presidente do ICE (Instituto de Corresponsabilidade pela Educação), Marcos Magalhães, para apresentação de um projeto que pretende melhorar os índices do ensino médio das escolas públicas de Sergipe, tornando o ambiente escolar mais atrativo para os jovens. Acompanharam a reunião os secretários da Educação, Jorge Carvalho, e da Comunicação, José Sales Neto.

O projeto, denominado ‘Escola da escolha’, é um modelo de escola de tempo integral para o ensino médio, que deverá ser implementado na rede estadual de ensino. Os pilares do projeto são: formação acadêmica de excelência, formação para a existência e atitude protagonista, os quais buscam ajudar na identificação de um projeto de vida para os alunos.

Jackson afirmou que um dos grandes desafios dos governantes é vencer os problemas enfrentados pela educação. Ele disse que esse modelo de escola integral já é vitorioso em vários estados e quer vê-lo implantado em Sergipe, com os alunos produzindo resultados e vendo a realização dos seus sonhos.

O presidente do ICE, Marcos Magalhães, disse que as escolas funcionarão em tempo integral, os professores terão dedicação exclusiva e os professores e diretores que trabalharem nas unidades de ensino serão selecionados. “O jovem é o nosso foco. É o ponto focal da escola. Queremos formar jovens autônomos, solidários, competentes, preparados como pessoa, cidadãos e profissionais”, acentuou. De acordo com Magalhães, formando jovens com esse perfil, é possível melhorar a produtividade e a renda do estado.

O secretário da Educação, Jorge Carvalho, disse que ainda serão escolhidas as escolas que adotarão esse modelo de ensino e gestão. “Vamos analisar o projeto e identificar as escolas que passarão a atuar com esse modelo”, ressaltou.

ICE

O Instituto de Corresponsabilidade pela Educação é uma entidade privada, sem fins econômicos, fundada no Recife, em 2003, e que visa primordialmente a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil, notadamente no 2º Ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, produzindo soluções educacionais inovadoras em conteúdo, método e gestão tendo como estratégia Escolas em Tempo Integral.

O Instituto se dedica às suas atividades diretamente ou com outras organizações, interagindo com órgãos do setor público da área de educação e afins. O seu programa está presente em Pernambuco, Ceará, Piauí, Sergipe, São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Maranhão e Paraíba. Esse modelo de escola já atende a 877 unidades de ensino, envolvendo 496 mil alunos e 26.400 educandos.

Ascom ASN